Sunday, February 14, 2010

FINNMARKEN em Cape Town

Paquete norueguês FINNMARKEN fotografado a 13 de Fevereiro de 2010 a chegar ao porto da Cidade do Cabo com uma nova pintura branca.
Este navio foi construído em 2002 em Ulsteinvik, Noruega, e faz habitualmente a linha regular Bergen - Cabo Norte (www.hurtigruten.com) com partidas diárias de Bergen todas as noites. Um dos 13 navios da frota actual, que efectuam cruzeiros e outros fretamentos de forma menos regular.
Interessante esta nova pintura em contraste com as cores habituais da companhia, com casco preto e vermelho e chaminé da mesma cor. Desde 1900 que diversas companhias de navegação optam por pintar os seus navios de passageiros de branco quando os utilizam em cruzeiros, tradição seguida inicialmente pela Mala Real Inglesa e por outras grandes empresas como a Holand America Line ou a Compagnie Générale Transatlantique. Nos anos cinquenta e sessenta do século XX a Bergen Line costumava pintar de branco o seu paquete METEOR, cuja chaminé em vez de preta era amarela, tendo aplicado o mesmo critério ao VENUS de 1931 no final da carreira deste navio em 1967-68. Com o FINNMARKEN, a companhia Hurtigruten segue assim o mesmo critério.
Fotografia tirada em Cape Town pelo meu amigo Ian Shiffman. Visitem o seu fabuloso site de fotografias de paquetes aqui e vão descobrir, entre outros antigos paquetes portugueses...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment