Monday, February 01, 2010

Paquete IMPÉRIO no cais da CCN



Paquete IMPÉRIO (1948-1974), da Companhia Colonial de Navegação (1922-1974), atracado ao cais privativo da companhia, na Rocha do Conde de Óbidos, a jusante da Estação Marítima, num espaço hoje ocupado pela LISCONT.
O navio está a carregar para mais uma viagem a África, com pintura geral nova, o que era sempre feito durante as estadias entre viagens. Os navios eram então pintados de fresco, desde as borlas dos mastros até à linha de água e de seis em seis meses iam à doca seca, normalmente no estaleiro da Rocha, na época explorado pela CUF / Navalis. Vê-se bem o edifício de armazéns e escritórios da Colonial que sobreviveu até finais de 2009, sendo utilizado pela LISCONT nos últimos anos. A fotografia, que não tem data e foi enviada amavelmente por Nuno Bartolomeu, deve ter sido tirada em meados dos anos cinquenta, pois o edifício parece estar já concluído, e o navio ainda só tem o primeiro par de frades por vante da chaminé, junto à escotilha do porão nº 3. Um segundo par de frades foi instalado em 1958.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment