Wednesday, May 12, 2010

SANTA MARIA MANUELA em Lisboa


Imagens da entrada em Lisboa do lugre português SANTA MARIA MANUELA, ao fim da manhã de 11 de Maio de 2010, na primeira visita que este navio fez ao Tejo em muitos anos. Uma escala com significados múltiplos a começar pela reconstrução física do antigo bacalhoeiro, agora vocacionado para viagens de investigação e turismo, e a terminar no reencontro com o seu irmão gémeo CREOULA.
Ambos os navios estiveram fundeados em frente ao Terreiro do Paço marcando presença durante a missa papal de Bento XVI. Não há palavras para classificar a beleza do navio e a mística do momento.
Esperamos voltar a ver o SANTA MARIA MANUELA muitas vezes no Tejo durante muitos e profícuos anos.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

4 comments:

joao madail veiga said...

É impressão minha ou a mezena é desmesurada?
Os veleiros antigos apenas usavam a mezena com leme, para manobras ou para a capa.
A do Creoula é triangular, muto mais pequena. As dos Ketches e das Barcas é igualmente pequena.
Mas de velas sabem os das velarias.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Creio que foi reproduzida a mezena com as dimensões originais, mas a reconstrução do navio contou com bons conselheiros cheios de experiência... São nítidos alguns melhoramentos face ao CREOULA...

Rafael Silva said...

É assim mesmo.
O triangulo de capa apenas é utilizado para isso mesmo. De resto, esta mezena, como a do Príncipe Perfeito é uma vela importante para fazer face ás velas de proa, quando o navio possui todo o pano içado.
Abraço
Rafael Silva

Paulo Farinha said...

A mezena não é desmesurada!
Concordo com o LMC.
Comparei imagens do Creoula e do SMM e não encontrei diferenças nas dimensões das velas.
Este veleiro foi muito bem recuperado ao pormenor.
Parabéns a todos os intervenientes.