Tuesday, May 04, 2010

VIVA O SANTA MARIA MANUELA

O Lugre de quatro mastros português SANTA MARIA MANUELA viu concluída a sua reconstrução e transformação em navio-escola este mês de Maio e regressou a Aveiro no passado Domingo dia 2 de Maio de 2010, sendo recebido festivamente na Barra.
A recuperação do SANTA MARIA MANUELA é um acontecimento tão importante para a actualidade marítima portuguesa que ultrapassa em significado a importância da reconstrução física do navio. Isto porque é obra de Gente que tem o Mar na Alma e capacidade de iniciativa própria sem esperar que o Estado faça tudo. Parabéns aos armadores do SMM e felicidades para o navio, suas tripulações e passageiros.
Imagem do blogue do SMM, cuja visita é aconselhada, aqui...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

3 comments:

Rui Amaro said...

Caro Luis Miguel
Simplesmente UM BELO LUGRE!
Só é de lamentar a comunicação social (não me refiro à local), se não estou em erro, não ter marcado presença à chegada ao porto de Aveiro do nosso SMM, mas não admira andsva atarefada com a BOLA e com as CLAQUES.
No passado, quando chegava uma nova embarcação, fosse paquete ou traineira, e estou aqui a referir-me também a dois pequenissimos transbordadores contruidos pelos ENVC para a Guiné, FORMOSA e CORUBAL, que julgo que ainda existem, a Imprensa Diária compareceu em peso e noticiava o evento, e não me venham lá dizer que era o Estado Novo, que os obrigava! Há falta de expirito maritimo como os dos armadores, mareantes e entusiástas de navios!
Agora na inauguração oficial do SMM, próximo dia 10, certamente vai haver doces e champanhe lá estarão e se calhar os N/ Governantes também!
Saudações maritimo~entusiásticas
Rui Amaro

Paulo Farinha said...

O que perdura efectivamente em Portugal são os 3 Efes, Futebol, Fátima, Fado.
Evidentemente que a comunicação social imbuída deste espírito dos 3 Efes, não conferiu o mínimo interesse à chegada do emblemático Lugre bacalhoeiro "Santa Maria Manuela" a Aveiro, mas, eles comem bacalhau de certeza.
Será que o bacalhau está intimamente ligado ao loby dos 3 Efes? escrevo loby porque interessa manter a todo o custo as actividades relacionadas com os 3 Efes que efectivamente distraem o povo, ou seja, o ópio do povo.
Mantenho um Blogue onde dou a primazia às causas marítimas e navais, não conferindo interesse aos 3 Efes que para mim são obsoletos.
É necessário acabar de vez com a mentalidade mercantilista dos portugueses, e promover as potencialidades do Mar que nos envolve.
Os portugueses adoram consumir bacalhau eu também, mas esquecem a epopeia e tenacidade dos marinheiros portugueses na safra desta espécie em oceanos longínquos e agrestes.
É urgente motivar os portugueses para as potencialidades do Mar e das ilhas adjacentes.
Segundo uma notícia emitida ontem,dia 4 de Maio, a partir do ano de 2012 incidirá uma taxa de CO2 de 12 a 15€ aos passageiros dos aviões.
No Mar navegam os ferrys que ao contrário dos aviões beneficiarão de ajudas comunitárias pelo facto de emitirem menos CO2.
Por incrível que pareça o ferry espanhol que efectua viagens regulares entre a Madeira e o Continente, desde 2008 não beneficia de subsídio às viagens dos madeirenses, tal como os aviões.
Havendo subsídio para o ferry, este será maior, em relação aos aviões porque a emissão de CO2 é inferior à emissão de CO2 dos aviões.
Na Madeira os madeirenses também estão sob os efeitos do ópio do povo (3 Efes) e ignoram as vantagens do ferry espanhol da Armas. Por outro lado no Continente o governo aproveita a distracção dos madeirenses e não promove a desejável subsidiação aos passageiros madeirenses do ferry.
A comunicação social cá, também prefere comentar por exemplo o futebol, e não abordam esta pertinente questão da subsidiação aos passageiros do ferry espanhol.
O que acabei de escrever já vai seguir via electrónica para a Presidência da República.

CAP CRÉUS said...

Muitos Parabéns a todos!
Grande noticia!
Quanto aos outros, esses não importam, só faz falta quem lá está!