Monday, June 14, 2010

Cais da Siderurgia

Imagens de um cais do porto de Lisboa pouco conhecido: o cais da Siderurgia Nacional, situado na margem poente do rio Coina.
Trata-se de um cais desactivado há anos embora continue a ser importada sucata em navios short sea com destino à Siderurgia. Em vez de se descarregarem os navios directamente neste cais, como aconteceu durante muitos anos, actualmente descarregam-se os navios no cais do Lavradio e depois transporta-se a sucata em camiões. Passam-se coisas muito estranhas neste nosso paraíso "marítimo portuário".
Imagens registadas a 11 de Junho de 2010 a partir do lugar da Azinheira Velha.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

4 comments:

Anonymous said...

Já por várias vezes tinha visto através dos binóculos estas gruas inertes, como se estivessem paradas no tempo! Não sabia que cais era!

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Este cais está abandonado num local muito bonito e quase esquecido, como muitos outros na margem sul do Tejo...

Anonymous said...

Pois, foi exactamente nesse cais que foram desmantelados alguns dos antigos navios da CP fabricados no EN de Viana do castelo que realizavam o percurso "Terreiro do Paço / Barreiro".

Nesse particular o navio Estremadura de 1960 teve a "honra" de ser o primeiro.

Pelo menos sobra do Barreiro uma baleeira do Algarve. Vai fazendo serviço de "caco" 7 "chata".

A

Rui

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Estiveram anos imobilizados neste cais mas foram desmantelados em Alhos Vedros no estaleiro dos Baptistas, excepto o LAGOS que está a operar na África Ocidental...