Friday, July 16, 2010

GRUPO SOUSA reforça Navegação e Transporte Marítimo

A imprensa acaba de divulgar que a companhia de transportes marítimos Box Lines vai ser vendida pelo Grupo SONAE ao Grupo Sousa, do Funchal.
Trata-se da confirmação de rumores que já circulavam no sector há algum tempo e trata-se de uma opção estratégica muito válida por parte do Grupo Sousa, que detém diversas empresas de transporte marítimo e logística, com destaque para a Empresa de Navegação Madeirense - a mais antiga em Portugal, a operar desde 1907 - e a Porto Santo Line, concessionária do serviço público regular ligando a Madeira e o Porto Santo, com o paquete Ro-Ro LOBO MARINHO. Para além de representar uma importante diversificação e crescimento da actividade, a compra da Box Lines pelo Dr. Luís Miguel Sousa, fundador e principal accionista do Grupo Sousa, representa a melhor defesa para os interesses actuais do Grupo, nomeadamente a Empresa de Navegação Madeirense, e garante continuidade de estabilidade na carreira Continente - Madeira, evitando possíveis aventuras de outros operadores. Paralelamente o Grupo Sousa ganha uma expansão importante com o regresso ao mercado dos Açores, onde foi pioneiro em 1927 com o seu navio-motor FUNCHALENSE - o primeiro navio de carga Diesel a servir os Açores.
Este negócio é muito positivo para as partes envolvidas bem como para os mercados servidos pela Box Lines. O Grupo SONAE vai alienar um activo que manifestamente não faz parte da sua primeira linha de negócios. O Grupo SOUSA consolida a sua posição nos transportes marítimos para a Madeira voltando a deter uma fatia de mercado compatível com a sua posição de único armador madeirense, e mais antigo armador da marinha mercante portuguesa, actividade em que está presente desde 1907.
Os Açores não terão nada a recear, antes a ganhar com a mudança, pois creio que o Grupo Sousa irá imprimir um maior dinamismo à Box Lines e logo que possível, melhorará a frota, não me admirando nada que com tempo vá substituir os actuais navios alemães afretados (com padrões de qualidade inferiores aos portugueses como se viu quando do acidente e encalhe do porta-contentores SÃO GABRIEL o ano passado) por unidades próprias. Parabéns, ficam todos a ganhar, precisamos é de muito dinamismo no sector dos transportes marítimos portugueses.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment