Monday, August 16, 2010

ALHOS VEDROS: último cais



Alhos Vedros tem sido desde há mais de 30 anos o último destino para muitos navios e embarcações. No chamado Cais Novo de Alhos Vedros, na cala da Moita do Ribatejo, fica situado o estaleiro de demolição de navios da firma Baptistas - Reciclagem de Sucatas S.A., onde se tem efectuado a demolição de muitos navios portugueses e estrangeiros. 
Hoje o termo correcto será reciclagem de navios, mas, terminologias à parte, o fim é a sucata e a sucata segue depois para o Seixal e a siderúrgia.Seja como for Alhos Vedros já devorou grandes navios portugueses e estrangeiros, como o paquete UIGE, o navio-tanque JECI e tantos outros. Mais felizes foram alguns que chegaram a estar atracados em Alhos Vedros e conseguiram escapar ao maçarico, caso do cargueiro angolano EBO e do navio-hospital GIL EANNES.


Hoje Alhos Vedros continua a cumprir a sua função recicladora e ainda em Julho lá atracaram dois navios de pesca e dois rebocadores. As imagens mostram aspectos gerais do estaleiro de Alhos Vedros no dia 15 de Agosto de 2010.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment