Tuesday, August 24, 2010

Novo porta-contentores FUNCHALENSE inaugurado


O novo porta-contentores FUNCHALENSE 5 adquirido pela Empresa de Navegação Madeirense, do Funchal, foi inaugurado na tarde de 17 de Agosto atracado ao molhe de Porto Santo. A inauguração oficial esteve a cargo do Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Alberto João Jardim, e contou com a presença de numerosos convidados da Madeirense. Foi Madrinha do FUNCHALENSE 5 a menina Rebecca Sousa, de 13 anos, filha mais nova do Dr. Luís Miguel Sousa, principal accionista da empresa que integra o Grupo Sousa. Trata-se de um importante grupo com interesses importantes nos transportes marítimos, operações portuárias e logística, cuja origem remonta a 1907 quando foi adquirido o primeiro navio para a Madeirense.
O FUNCHALENSE 5 é um navio novo acabado de construir na Alemanha, pelo estaleiro Cassens Werft, em Emden. A compra foi efectivada em Abril passado e entretanto fizeram-se diversas alterações de características com destaque para a instalação de 2 gruas de 40 toneladas. Nono e último navio da classe Cassens 700, o FUNCHALENSE 5 foi construído por encomenda de um armador alemão em 2008-2009, tendo efectuado provas de mar com o nome PARITAS-H. Saiu de Emden a 10 de Agosto último, tendo percorrido as 1098 milhas até Leixões a uma velocidade média de 16,4 nós. Em Leixões substituiu na carreira semanal para o Caniçal o MADEIRENSE 3, que agora passa a fazer a carreira Leixões-Lisboa-Caniçal-Leixões, operado pela Box Lines que foi recentemente comprada pelo Grupo Sousa. Fotografias de ColomboPress, a quem agradecemos a disponibilização na internet. Ver história e características do FUNCHALENSE 5 aqui.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment