Constituída a 3 de Julho de 1922 no Lobito, Angola, a Companhia Colonial de Navegação começou a sua actividade com os navios GANDA (I) e GUINÉ (I) que serviam a África Ocidental. Em 1925 a liquidação da frota dos Transportes Marítimos do Estado proporcionou a compra de mais quatro navios, dois dos quais, o AMBOIM e o LOANDA era navios mistos de passageiros e carga.
O LOANDA era já uma unidade antiga, tendo pertencido de 1900 a 1916 à companhia Norddeutscher Lloyd, de Bremen. O navio chamou-se originalmente WURZBURG (5.085 GRT/ 1900) e foi requisitado pelo Governo Português em Fevereiro de 1916 em São Vicente de Cabo Verde, passando a chamar-se SÃO VICENTE.
Durante a Primeira Guerra Mundial fez parte do lote de navios fretados à companhia Furness mas foi reafretado à França pelos ingleses, só sendo devolvido a Portugal em Outubro de 1920.
A 19 de Dezembro de 1934 o LOANDA ex-SÃO VICENTE, ex-WURZBURG abalroou e afundou o paquete holandês ORANIA no porto de Leixões, e em 1938 foi vendido para desmantelar em Itália, tendo chegado a Génova a 26 de Agosto desse ano.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
No comments:
Post a Comment