Monday, December 27, 2010

CRUZEIROS À MADEIRA no FIM DO ANO

Durante décadas, dos anos 1930 até 1975, uma das tradições mais agradáveis associadas aos paquetes portugueses era a realização de cruzeiros de Fim de Ano à Madeira a partir de Lisboa. Estes cruzeiros eram muito populares no Continente e bem recebidos no Funchal, tendo sido iniciados pela Empresa Insulana de Navegação com o paquete LIMA que mais tarde utilizou também os paquetes FUNCHAL e ANGRA DO HEROÍSMO para o efeito.
A Companhia Nacional de Navegação também chegou a fazer cruzeiros de Fim de Ano à Madeira, nomeadamente com o seu paquete NYASSA.
Também a Companhia Colonial de Navegação marcou presença no Fim do Ano funchalense a partir de Dezembro de 1948, primeiro com o SERPA PINTO, depois com os navios VERA CRUZ e SANTA MARIA. A venda deste em 1973 levou igualmente o INFANTE DOM HENRIQUE a passar a noite de São Silvestre na Madeira em Dezembro de 1974 e 1975, já com as cores da CTM.
Os navios saiam de Lisboa, normalmente cheios, uns dias a seguir ao Natal, sempre na última semana do ano. Muitas vezes faziam-se cruzeiros com dois paquetes diferentes e chegou a registar-se a organização de três cruzeiros no mesmo ano. Em 1955 o cruzeiro de Fim der Ano promovido pela Colonial largou do Tejo a 30 de Dezembro, rumo ao Funchal e incluiu ainda visita a Tânger, como refere o anúncio do cruzeiro publicado no Jornal da Marinha Mercante de Dezembro de 1955.
Com o desaparecimento da frota portuguesa, a tradição mantém-se com cruzeiros em navios estrangeiros que passam a noite de 31 de Dezembro no Funchal. 
For text in Engish click here.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment