Monday, December 20, 2010

"LEONARDO DA VINCI" VAI SER POSTO A FLUTUAR

"A companhia holandesa Smit International ganhou o concurso para proceder à  reflutuação do famoso paquete italiano LEONARDO DA VINCI que se encontra afundado no porto de La Spezia. Esta operação de salvamento custará oito milhões de dólares, sendo provável que o navio seja vendido para a sucata.
O LEONARDO DA VINCI, de 33 340 toneladas, construído em 1960, encontrava-se inactivo no porto de La Spezia desde 23 de Setembro de 1978 após ter efectuado os últimos cruzeiros para a companhia Italia Crocieri International s.p.a. O navio estava à venda e encontrava-se praticamente vendido quando, a 3 de Julho de 1980, deflagrou um incêndio que o destruiu completamente. O navio virou-se, encontrando-se afundado em águas pouco profundas, assente no fundo, pelo lado de estibordo.
Notícia escrita por Luís Miguel Correia e publicada na página 27 da REVISTA DE MARINHA no. 100, de Abril de 1981, ilustrada com o postal oficial reproduzido acima. Triste fim o do magnifico LEONARDO DA VINCI que depois de reposto a flutuar foi desmantelado.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

1 comment:

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Há exactamente 30 anos, em Dezembro de 1980, comecei a escrever, na qualidade de colaborador, na REVISTA DE MARINHA, então propriedade da Empresa do Jornal do Comércio, e dirigida pelo Sr. Cte. Gabriel Lobo Fialho.
Esta notícia relativa ao LEONARDO DA VINCI foi impressa na edição de Abril de 1981, página 27.

Luís Miguel Correia