Tuesday, November 30, 2010

EDINGURGH CASTLE ex-EUGENIO C in Lisbon

As built in 1966 she was the magnificent Costa Line flagship EUGENIO C.
After 30 years operating for Costa, the liner was withdrawn in November 1996 and laid up in Genoa until sold to a new British company.
In 1997 she was registered in London as EDINBURGH CASTLE and the following year visited Lisbon several times.
Photographs taken on her arrival in August 1998. Several problems including unfair bad press coverage in the U.K. led to her arrest and the bankrupcy of the owners. In the end she was chartered to Premier and repainted red for family cruising in U.S. waters until September 2000 when Premier Cruises colapsed. Renamed THE BIG RED BOAT II, the former EUGENIO C spent a long period in lay up at Freeport, Bahamas before ending in a beach at Alang.

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FLAM FERRIES

Norwegian coastal ferries berthed in the port of Flam on 22 September 2008: SKAGASTOL, GUDVANGEN and SOLINDUR.


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BREMERHAVEN SHIPPING

Port of Bremerhaven shipping scene on 20 September 2008. Photographs taken from onboard the magnificent MAXIM GORKIY




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SVITZER TUG AYTON CROSS in Lisbon

Svitzer salvage tug AYTON CROSS berthed in Lisbon 1 November 2006 on a call during the tow of a hull built in the Black Sea. On the back, Holland America Line's ROTTERDAM of 1997.
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HMS NAVIGATOR saindo a Barra

Feeder container ship HMS NAVIGATOR leaving Lisbon on 18 May 2006.
She was built in 1985 in Hamburg by the Sietas yerd ( Yard NO.932) as AKAK CEDAR under the Cyprus flag.  
A ship with 1.599 GT and 4.570 DWT, she has been renamed several tines like most feeder ships these days: COMMODORE GOODWILL (1987-1995), HMS GOODWILL (1995-2004), HMS NAVIGATOR (2004-2007) and ELINE since 2007.
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CAIS DA ROCHA - MAIO 2005

Não é bem uma imagem de reconstituição da nossa Lisboa antes de 1755, mas quase. É uma das minhas imagens digitais de 2006, tirada em Maio desse ano, a testemunhar quanto a paisagem mudou nos últimos tempos. Foram-se as gruas MAGUE dos anos sessenta que sobreviviam no espaço adjacente à TERLIS, e os armazéns e edifícios da década de 1950 da CCN - Companhia Colonial de Navegação.







Os autocarros já há meses que andam desaparecidos da Estação Marítima. Infelizmente, pois este terminal faz falta para os navios de cruzeiros e não estou a ver a mais valia para a LISCONT em anexar mais esta infraestrutura histórica...

Tanto a lancha PIEDADE como o cargueiro FLORINDA I já foram vendidos. Em poucos anos tudo mudou e as mudanças nem sempre são para melhor...
Fica a memória a partilhar por quem goste daquele recanto portuário.


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Saturday, November 27, 2010

MUTELA em 1998

Sempre bonito o rebocador MUTELA, fotografado aqui no verão de 1998 (3 de Agosto), a navegar no Tejo.
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NORWAY in Lisbon in 1998

The largest cruise ship to operate special cruises asociated to the EXPO 98 in Lisbon was no other than NCL's NORWAY, seen here in two photographs taken in August 1998 when she was leaving Alcântara passenger ship terminal...

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Friday, November 26, 2010

EXPO SHIPS in Lisbon 1998

Louis Cruises classic cruise ship PRINCESA VICTORIA berthed in Lisbon on 30 September 1998 at the end of her charter as hotel ship. 
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PAQUETES DA EXPO 98

Em termos de navios de cruzeiros, o ano de 1998 foi de grande movimento em Lisboa, em grande parte devido ao interesse gerado pela EXPO 98.
Para além dos navios visitantes, tivemos de Abril a Setembro uma bela frota residente, composta por três paquetes clássicos afretados para servirem de hóteis flutuantes:  ITÁLIA PRIMA, OCEAN EXPLORER I e PRINCESA VICTORIA, que preencheram a muralha de cais, do Jardim do Tabaco a Santa Apolónia...
Cruise ships ITÁLIA PRIMA, OCEAN EXPLORER I and PRINCESA VICTORIA alongside Lisbon docks in the summer of 1998 when they served as hotel ships for the EXPO 98...
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Thursday, November 25, 2010

Quatro paquetes a 23 de Novembro

Em termos de escalas de navios de cruzeiros, o passado dia 23 de Novembro foi de cais cheio, com quatro navios atracados utilizando a totalidade do espaço disponível nos terminais de Alcântara (AURORA) e Santa Apolónia (BOUDICCA, LOUIS MAJESTY e SAGA PEARL II).
Destaque para a escala inaugural do LOUIS MAJESTY, comprado recentemente à NCL, com o nome NORWEGIAN MAJESTY. Trata-se de uma estreia absoluta, pois este navio de cruzeiros nunca tinha vindo a Lisboa.
Registámos a largada do SAGA PEARL II e do LOUIS MAJESTY, apesar de a luz reflectir o final da estação de cruzeiros de 2011, com pouca claridade e dias mais curtos.
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MONTEBELO saudando o LOUIS MAJESTY

Ao anoitecer de 23 de Novembro último o rebocador MONTEBELO prestou homenagem ao paquete LOUIS MAJESTY, acompanhando o navio na largada de Lisboa após completar a primeira escala entre nós.
Aqui fica o registo, e a nota de que o rebocador é bem mais interessante que o navio de passageiros, adquirido à companhia NCL. 
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Rebocador AJAX

Apesar de o nome na proa estar escondido pelos cabos de fixação das defensas (pneus), o rebocador AJAX identifica-se facilmente. Trata-se do maior rebocador da empresa ETE, antiga Socarmar, foi construído em Alverca no estaleiro Argibay e apresentava-se na tarde de 23 de Novembro de 2010 de cara lavada, leia-se, de casco pintado e reparado, contrastando com o aspecto degradado da última vez que o vimos...
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Monday, November 22, 2010

Cais da Rocha década de 1940

Uma imagem antiga da Rocha do Conde de Óbidos, com a ponte giratória (a segunda que aí existiu, inaugurada em 1927), e a então chamada Doca Oeste de Santos, formada pelo cais que acaba a leste na ponta da Rocha. A Doca de Santos, que previa a construção de um molhe a partir do Terreiro do Paço e orientado para oeste a acabar frente à ponta da Rocha, nunca se chegou a concluir.
Na doca nº 1 do estaleiro da CUF vê-se o paquete ANGOLA ex-ALBERTVILLE de 1912, da Companhia Nacional de Navegação.
Curiosamente, visto desta perspectiva o porto não mudou muito. O edifício da Sanidade ainda lá está, por não pertencer à APL e sim ao ministério da Saúde, pois não fora esse pormenor já teria sido demolido há anos. A Rotunda voltou a ser reposta há poucos anos, sem candeeiro, continuam a atracar rebocadores nos cais em frente, embora já não sejam da então AGPL...
Fotografia enviada pelo amigo Nuno Bartolomeu, a quem se agradece a colaboração. Post dedicado com muita amizade ao ilustre Naufragólogo e investigador de Marinha L. F. Morazzo, sempre a morder nas canelas do Ships  & The Sea...
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ARTEMIS in Split

While in Split on 20 September 2010 on my ATHENA cruise, the P&O cruise ship ARTEMIS ex-ROYAL PRINCESS of 1984 arrived and droped her anchor in the bay, passenger  being ferried ashore by the handsome ship's tenders...
The already 26-year old ARTEMIS has been sold to German interests and will be renamed ARTANIA as the replacement for the magnificent MAXIM GORKIY in the fleet of Phoenis Reisen... 

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GUINDASTE NO PORTO DE MÁLAGA

A administração do porto de Málaga cometeu a ousadia de preservar um velho guindaste e ainda por cima fazer desta peça de arqueologia portuária do século XX o centro de uma rotunda adjacente ao edifício sede do porto e acesso aos cais e docas de Málaga.
O que não gostei em relação ao navio veleiro de que falo abaixo, apreciei especialmente em relação a esta iniciativa, com a desvantagem de ter ficado verde de inveja.
Também gostava de ver uma iniciativa destas em Lisboa, onde as gruas de tamanho decente com interesse histórico têm sido todas recicladas para sucata.
Málaga está de parabéns pelo guindaste azul e branco.
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ESTRANHÍSSIMA TRINIDAD

Um passeio pelo porto de Málaga em Setembro proporcionou um encontro fotográfico com uma estranha plataforma flutuante atracada num dos cantos do lado Norte do porto. Trata-se de uma réplica livre de um veleiro do século XVIII com o nome SANTISIMA TRINIDAD, que aparente ter funções lúdicas indeterminadas.
O casco não apresenta quaisquer curvaturas dando o efeito estranho de modernidade naval... Enfim uma réplica do famoso navio de 1769 numa versão para turístas...
Mais informação aqui...
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Patrulha P27 IZARRO em Málaga


Navio patrulha IZARRO (P27), uma das unidades da classe ANAGA que integram a Marinha de Guerra de Espanha.
Fotografias tiradas em Málaga, no passado dia 15 de Setembro de 2010.
O IZARRO foi construído pelo estaleiro Bazan em La Carraca e entrou ao serviço em 1981. Na região de Málaga e do Estreito, não lhe devem faltar solicitações de intervenção, no sentido de evitar a imigração ilegal, etc...
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LA BELLE DE L'ADRATIQUE

The trend for larger and lerger cruise ships has creeated a need for new smaller and more intimate ships, and one of them is the French owned, Belgian registered cruise ship LA BELLE DE L'ADRATIQUE.
Here she is arriving at Split on 20 September 2010. She is very nice, but the true Belle was my ship, the ATHENA, berthed nearby...
More informations on the BELLE here... 

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Thursday, November 18, 2010

Gigantes...

Não parece mas estes dois navios de passageiros estão representados na mesma escala - escala real de 1 por 1, só que o maior é um monstro - OASIS of the SEAS, da Royal Caribbean, que contrasta na imagem com o MAASDAM, da Holland America, de apenas 55.000 GT. O cenário é um porto das Caraíbas, notoriamente pequeno para oásis flutuantes da última geração.
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Paquete QUANZA de 1929

Outro aspecto do navio de passageiros QUANZA, da Companhia Nacional de Navegação. Ambas as fotografias enviadas por Nuno Bartolomeu, a quem agradecemos o apoio.
O QUANZA foi construído no estaleiro alemão Blohm & Voss por conta das reparações de guerra decorrentes do Tratado de Versailles, como forma de compensar a Nacional pelo afundamento de diversos navios durante a Primeira Guerra Mundial. Foi o primeiro navio novo construído para a Nacional desde 1910, quando se perdeu o LISBOA na segunda viagem. Refira-se que o QUANZA foi construído segundo os mesmos planos do LOURENÇO MARQUES, ex-ADMIRAL, de 1906 e portanto era de concepção antiquada para a época...
Na fotografia vê-se o QUANZA com a pintura usada nos primeiros tempos da Segunda Guerra Mundial. Durante este conflito a CNN foi o único grande armador que não perdeu navios por acção de potências beligerantes.
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Paquetes na doca de Alcântara

Uma imagem nostálgica da doca de Alcântara na década de 1950, tirada da ponte rotativa, vendo-se em primeiro plano o vapor de passageiros QUANZA, construído em 1929 em Hamburgo para a Companhia Nacional de Navegação. O QUANZA foi lançado ao mar com o nome PORTUGAL, mas a designação foi alterada durante o aprestamento.
O QUANZA durou 39 anos, tendo navegado até 1968. Utilizado principalmente na linha de África, serviu igualmente nas carreiras do Brasil, EUA, Extremo Oriente e efectuou diversos cruzeiros. 
Igualmente visível, à esquerda, um dos paquetes da Colonial, PÁTRIA ou IMPÉRIO e entre os dois paquetes distingue-se a mastreação do FUNCHALENSE de 1953. 
Foram-se os nossos navios, e por pouco não se foi a doca, pois chegou a ser considerado o seu aterro há uns anos...
O local de atracação do QUANZA estava concessionado ao estaleiro naval da CUF, pelo que o navio estaria em reparação. Já o paquete da CCN e o FUNCHALENSE estão em operação comercial.
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Monday, November 15, 2010

NOSSO MAR

O NOSSO MAR, amanhã em sessões comemorativas no Museu de Marinha e na Sociedade de Geografia. Porque dia 16 de Novembro será Dia Nacional do Mar.
Para melhor visualização do cartaz anexo, pressionar com o rato sobre a imagem...
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Friday, November 12, 2010

ARTE MARÍTIMA

Pormenor de um dos paineis de Almada Negreiros da estação marítima da Rocha do Conde de Óbidos. Na época a entidade que encomendou o trabalho ao artista ficou decepcionada com o arrojo da obra face aos anteriores paineis de Alcântara. Valeu a Almada e a todos nós a intervenção do então director do Museu de Arte Antiga.
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Thursday, November 11, 2010

MARINHA DO TEJO

Marinha do Tejo na Moita do Ribatejo: o ZERRUI e a MARTA FILIPA com a bandeira do Atlântico Azul içada a tope...
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NAVE

Uma nave estranha abandonada num ermo pós-industrial à espera que a crise passe para se fazerem mais umas casinhas para a classe A. Ehehehehehehehehehehehhehehheheheehheehheehehehheheehehehhe....... Algures sob o céu de Lisboa.
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MINIMALISMO MARÍTIMO


Expressão de minimalismo marítimo, versão tráfego local. Este verão em Lisboa, observando o mais antigo rebocador em serviço, um velho casco de vapor transformado em rebocador a motor há cerca de 40 anos: um exemplo de longevidade e esforço. De que rebocador se trata?
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