Tuesday, January 25, 2011

INSANIDADE MARÍTIMA NACIONAL

Passam-se coisas muito estranhas nos meios marítimo-portuários governamentais com medidas de aparente insanidade porque a sua aplicação prejudica os nossos interesses e denota uma forma irresponsável de gerir questões pontuais sem querer saber de consequências, navegando-se à vista até ao encalhe final.
Depois das tristes taxas do SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que entretanto foram adiadas durante seis meses, (mas o seu anúncio já fez estragos e manchou a imagem de Portugal no mundo marítimo internacional, ao querer impor a iniquidade mais original da desmaritimização, cobrando uma taxa aos tripulantes dos navios para desembarcarem em portos nacionais), agora reforça-se o clima de insanidade com a SANIDADE a impor uma taxa de €500 por navio que entre nos nossos portos, sejam quais forem as circunstâncias.
Em 36 anos de desmaritimização conseguiu-se com muito esforço e toda a inépcia possível praticamente erradicar os navios portugueses dos nossos portos e mesmo das rotas internacionais. Parece que os inimigos do mar ainda não estão satisfeitos, agora há que acabar de vez com a navegação estrangeira entre nós. Gente desta só recupera a sanidade mínima com uma sublevação...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

4 comments:

Carlos Henriques said...

Bom dia,

Eu diria mais uma Evolução, que é a palavra deles para REVOLUÇÃO.

Sorte a nossa que um belo País à beira-mar plantado ficou com a pior massa política mundial!

Cumprimentos,

Anonymous said...

Boa tarde:

Apenas para lhe dar conta do seguinte:

Nesta semana, no próximo dia 29 de Janeiro de 2011 (Sábado), pelas 17.00 horas, vai realizar-se a sessão de lançamento, na Figueira da Foz, do livro "O Mar no Século XXI: Contributo para uma Análise Estratégica dos Desafios Marítimos Nacionais", da autoria do Com. Armando Dias Correia, oficial da Marinha Portuguesa (actual comandante do navio "Bérrio"), e natural desta mesma região da Figueira da Foz.

Este acto vai agora ter lugar no edifício do Casino da Figueira, e a obra é editada pelo ISCIA-Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, com as colaborações também da FEDRAVE-Fundação para o Estudo e Desenvolvimento da Região de Aveiro, e do OSM-Observatório da Segurança Marítima.

Aqui nos associamos à divulgação deste evento, de muita importância para todos os que se interessam pelos assuntos do Mar, e certamente de muito interesse para todos os que nesse dia possam estar presentes (sobretudo das regiões da Figueira da Foz, de Aveiro e da Beira Litoral). A obra, apresentada pelo C/Alm. António Silva Ribeiro, Sub-Chefe do Estado-Maior da Armada da Marinha Portuguesa, já havia tido uma primeira sessão de lançamento em Lisboa, na Academia de Marinha, em 13.01.2011.

Caso ainda não tenha tido esse conhecimento, claro.

Cumprimentos.

Joaquim Cravo

Rui Amaro said...

Castigai-os Senhor que eles não sabem o que fazem!
È tudo ao contrário, o que já não deixa de admirar, e se calhar a ideia é para aumentar a falta de empregos e se candidatarem ao "Guiness do Desemprego", para não ficarem atrás do elevado numero de "Guiness" que por ai há.
Felicito o Com. Armando Dias Correia, pelo lançamento do seu livro "O Mar no Século XXl Contributo para uma Análise Estratégica dos Desafios Maritimos Nacionais". Isso sim é que são óptimas novidades!
Saudações maritimo-entusiásticas.
Rui Amaro

Anonymous said...

O que falta aqui mencionar, é que parte significativa destes valores serve para cobrir as "piquenas" reformas de milhares e milhares de Euros do signatário e seus amigos. Para além disso, porque não menciona os abissais e imorais lucros das agências de navegação(por via da cobrança de valores elevadissimos em troca de um serviço medíocre) que vão ser agora negociados com mais empenho pelos armadores. Diga lá Sr Comandante, quanto cobram a James Rawes ou a Barwil-Knudsen ou a Burmester & Stuve por um desembarque de um passageiro? Serão 3 euros talvez?! Não me parece! Haja moralidade! Aprenda com o Bibi!