Monday, February 14, 2011

Cais de Alcântara 1966

Uma bela fotografia de Mário Novais tirada de cima da ponte sobre o Tejo, provavelmente em 1966.
Observar a primeira ponte para desembarque de viaturas de bordo de car ferries, instalada propositadamente para servir o paquete ferry norueguês SUNWARD que fez a carreira Southampton - Lisboa de Junho a Novembro de 1966. 
No cais da CCN, junto à Rocha vê-se o paquete SANTA MARIA. 
Dentro da doca de Alcântara pode ver-se o paquete AMÉLIA DE MELLO, junto ao cais da Sociedade Geral, com um cargueiro da Insulana atracado ao travessão, o GORGULHO ou o seu irmão MADALENA. No cais norte da doca, estão atracados dois cargueiros estrangeiro e o PONTA GARÇA, dos Carregadores Açoreanos, podendo ver-se outro cargueiro desta empresa pela popa do AMÉLIA de MELLO. Ainda dentro da doca, distinguem-se outro paquete da CCN, o PÁTRIA ou o IMPÉRIO, e o SAN TOMÉ de 1938 pela proa do ILHA DO PORTO SANTO, enquanto na doca seca 1 do estaleiro da Rocha, está o SOFALA da CNN. Caso raro, é o ANGRA DO HEROÍSMO que está atracado ao cais de Santos.
Fotografia da colecção da Fundação Gulbenkian, de Lisboa.
Texto de /Text copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

1 comment:

Carlos Henriques said...

Olá Luis

Já lá estava a ANL e o seu pontão.

Penso que o edifício foi construído nos anos 30 do século passado pela administração do Porto de Lisboa por troca do local onde estava a associação no Cais do Gás.

Um abraço,

Carlos