Friday, September 01, 2017

PORTUGAL DESPERDIÇADO

Durante vinte anos a frota de navios de passageiros portugueses foi um dos temas de grande orgulho nacional. Havia nesse orgulho um factor de propaganda política, enaltecendo indirectamente a obra de ressurgimento nacional do Estado Novo, louvando Salazar e homenageando Américo Thomaz, tido como o "Pai da Marinha Mercante."
Ao mesmo tempo havia lugar a um orgulho legítimo, pois em 30 anos, de 1945 a 1975, havia-se quebrado um certo fatalismo ligado aos assuntos do mar e Portugal sobressaía pele primeira vez desde o século XVIII como nação marítima de primeira grandeza. Os nossos navios não ficavam a dever nada aos seus congéneres estrangeiros, as empresas armadoras viviam de forma equilibrada, renovando as frotas e olhando para a internacionalização ao mesmo tempo que o sector contribuía para o desenvolvimento da Indústria Naval - construção e reparação, e para o equilíbrio da balança de pagamentos com o estrangeiro.
Em parte provou-se que esta realidade era ilusória, pois o tempo demonstrou não ser sustentada por verdadeiro espírito marítimo. Apesar das aparências não se conseguiu ultrapassar o síndrome tutelar dos mercados protegidos e do guarda-chuva do Estado. Em 1975-85 esse guarda-chuva tornou-se tenebroso e deu no que deu. Um grande desperdício de navios, talentos e oportunidades perdidas, ilustrado nesta fotografia de autor não identificado, com os paquetes VERA CRUZ e SANTA MARIA encalhados na ilha Formosa em 1973, após terem sido vendidos para sucata pela Companhia Colonial de Navegação. Os navios eram muito bons, tinham 20 e 19 anos, com pelo menos mais 20 de vida futura e um potencial enorme no mercado de cruzeiros que então começava a crescer alimentado por navios com as características dos nossos mas com gente determinada e cheia de iniciativas. Foi esse o nosso drama, cultivámos o desperdício até à situação extrema. Enquanto em Portugal se deitavam para o lixo o SANTA MARIA e o VERA CRUZ, exactamente na mesma altura em Miami, um engenheiro emigrado de Israel poucos anos antes chamado Ted Arison comprava dois paquetes da mesma classe de origem inglesa e começava a companhia CARNIVAL. O resto da história todos sabem e faz a diferença entre ser um país de cacilheiros estatais versus país marítimo. E não se iludam, hoje começa a falar-se do mar, mas o espírito marítimo e a cultura do mar necessários ao relançamento dos sectores do mar em Portugal ainda cá não estão. Muita gente fala sem saber bem o que diz, nomeadamente a nosso elite política e empresarial, há que começar a ensinar a cultura dos navios e do mar nas escolas. Já.
Quanto à fotografia que mostro hoje, é das mais tristes que me é dado ver. Naveguei em ambos estes paquetes. Assisti à largada de ambos para o Oriente em 1973. Não há palavras..., a culpa é de todos nós que teimamos em brincar e culpar os governantes que são afinal aquilo que temos sabido merecer.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

5 comments:

FARENSE ATENTO said...

Para quem gosta de series de boa qualidade, aqui vos deixo os 4 episodios da serie "THE LINERS" sobre navios de passageiros e sua historia desde os navios a vela ate ao Carnival Destiny, no blog Faro é Faro!

Episodio 1:
http://faroefaro.blogspot.com/2011/02/os-transatlanticos-episodio-1-mayden.html

Episodio 2:
http://faroefaro.blogspot.com/2011/02/os-transatlanticos-episodio-2-ships-of.html

Episodio 3:
http://faroefaro.blogspot.com/2011/02/os-transatlanticos-episodio-3-great.html

Episodio 4:
http://faroefaro.blogspot.com/2011/02/os-transatlanticos-episodio-4-e-ultimo.html

No Faro é Faro podem ainda encontrar artigos sobre o Infante D. Henrique, Príncipe Perfeito (com vídeo do lançamento à agua) e Santa Maria.

Cumprimentos cordiais

Luis Passos

Vitor Francisco said...

Miguel-uma imagem realmente desoladora, quando tinha 5 anos obrigava o meu pai a vir da margem sul para ver o SANTA MARIA atracado em Lisboa,até ver esta foto a imagem que tinha do navio era de esplendor e elegância sobretudo transmitidos pelos teus postais, fotos e livros, agora fiquei penalizado com juros de mora pois junto ao SANTA MARIA aparece ainda o VERA CRUZ, dois belos navios em agonia a acabar os seus dias sem o mínimo de dignidade

Ricardo Matias said...

Luís Miguel, continua a malhar neles e que não te doam as mãos

Ricardo Matias

CAP CRÉUS said...

De cada vez que aqui venho menos vontade tenho de dizer que sou Português, de que conheci Navios lindos e que a escória governante deu cabo disso tudo!

FARENSE ATENTO said...

Ja agora...

Deixo-vos também este excelente artigo sobre a SOPONATA do Cmdt. José Ferreira dos Santos, com fotografias dos navios no Faro é Faro:

http://faroefaro.blogspot.com/2011/02/soponata-quando-portugal-tinha-marinha.html

Belos tempos em que Portugal tinha marinha mercante!

Cumprimentos cordiais

Luís Passos