Tuesday, March 29, 2011

SERPA PINTO na REVISTA DE MARINHA


Há mais de 40 anos que de máquina fotográficas na mão passo em revista os navios e o Tejo. Durante anos fazia a pé o percurso Janelas Verdes - Rocha - Alcântara nem sempre por esta ordem. Numa dessas patrulhas, ainda antes de ter o meu primeiro carro, apanhei o cargueiro SERPA PINTO a sair para a sua última viagem, curta por sinal, largando da Doca de Alcântara a 10 de Março de 1983 para fundear no Mar da Palha, onde permaneceria por mais de dois anos até ser vendido ao estrangeiro na sequência da liquidação da frota da CTM e CNN. Essa fotografia serviu de capa à edição de Outubro de 1983 da REVISTA de MARINHA, para a qual escrevi diversos artigos e o editorial dedicado à história do SERPA PINTO. Aqui fica essa recordação. Para leitura do texto basta fazerem click sobre a imagem para ampliar a mesma.
Outros destaques escritos por mim nessa edição: os artigos "Adquirido Navio de Passageiros para a carreira Funchal - Porto Santo", uma notícia comentada com 3 páginas e 3 fotos sobra a compra do catamaran INDEPENDÊNCIA na Noruega em Setembro desse ano e um artigo descrevendo "O novo paquete SCANDINAVIA" descrito em 4 páginas e 6 fotos. Mal sabia eu que ainda iria estar embarcado neste navio durante 5 semanas muitos anos depois, com o paquete a chamar-se ISLAND ESCAPE...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

3 comments:

Anonymous said...

Curioso. Foi o primeiro nº da Revista de Marinha que eu li. Foi-me oferecida pelo meu saudoso amigo Amilcar Quaresma.

M Cristiano (porto da Madalena)

CAP CRÉUS said...

A minha Mãe acompanhou o meu Pai no Roçadas para áfrica.
Para o Brasil fomos para Maceió tinha eu 3 anos :-)
Não há por aí fotos do Bailundo? :-)

marcio said...

mt bom dia. com tanta informaçao a este nivel poderiam ajudar-me a encontrar algum navio cargueiro ou cruzeiro para trabalhar? ou entao algum site onde me possa inscrever?
deixo aki o meu mail: ainvejaeumamerda@live.com.pt

obrigado. e os meus cumprimentos a todos