Thursday, April 21, 2011

TORRE DE BELÉM

Lancha dos Pilotos de Lisboa TORRE DE BELÉM a navegar junto à barra do Tejo na tarde de 20 de Abri de 2011 a fazer-me recordar um livro que escrevi em 1988 intitulado PILOTAGEM - SERVIR A NAVEGAÇÃO E OS PORTOS.
Aqui fica o primeiro parágrafo do meu primeiro livro:

"Portugal. História e Mar. Todos somos pilotos de oito séculos que levaram este rectângulo, do extremo da Europa à descoberta do real e do imaginário. Fizemos os novos mundos. Qual eterna nau de pedra que partiu e regressou, continuamos a viver o desafio do mar. Um desafio entre o sonho e o futuro, o passado e a realidade."

Lembro-me de este parágrafo ter sido um exercício de perfeccionismo, tónica que ainda hoje gosto de considerar no meu trabalho. Recordo de ter demorado tanto tempo a conseguir este parágrafo como depois necessitei para acabar o resto do texto. 
Onde é que eu estava com a cabeça, desperdiçar a vida a escrevinhar livrecos que não serviram para nada mesmo????????????????????????????????????????????????
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

4 comments:

Anonymous said...

Vale sempre a pena. Lembre-se do exemplo da tenacidade e resiliência de Bartolomeu Dias. Morreu a tentar, mas só devido a ele é que se conseguiu o que se conseguiu. Este desafio (amargo) tem de ser transformado em oportunidade. Estaremos ao seu lado. Força!

Ricardo Matias said...

Luís Miguel, vai escrevendo que eu vou lendo e relendo.

Ricardo Matias

Tété said...

Olá Luis Miguel.
Permita-me discordar da sua afirmação, mas um livro serve sempre para alguma coisa.
Quanto mais não seja para dar a conhecer aos outros que nos momentos em que é escrito traduz a emoção e o sentimento do seu narrador.
Mas olhe que já nessa altura a sua escrita era profunda e deixava transparecer a sua alma de "marinheiro".
Uma Santa Páscoa para si e família.
Teresa

Ricardo said...

http://www.youtube.com/watch?v=4Ycfv_EbGEY


Não sei se conhece o video mas a lancha em teste aparenta ser destinada a Portugal, não?

Cumprimentos