Friday, May 20, 2011

NÁUTICA NO TEJO

Fruto do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos quinze anos no sentido de reservar para a instalação de infra-estruturas de apoio aos desportos náuticos, toda a área situada ao longo da zona ribeirinha entre a Torre VTS e a Foz do Jamor, a Associação Naval de Lisboa foi convidada a pronunciar-se sobre o Plano de Ordenamento do Estuário do Tejo, da responsabilidade da Administração da Região Hidrográfica do Tejo e sobre o Plano Integrado da Náutica de Recreio do Estuário do Tejo da responsabilidade do Porto de Lisboa.
A Associação Naval de Lisboa entende todavia ser sua obrigação, enquanto Clube pioneiro dos desportos náuticos, fomentar a análise e a reflexão sobre os problemas com que se debate a náutica de recreio no Tejo, criando condições para que outros contributos possam também ser apresentados com vista a fornecer às entidades responsáveis pelo ordenamento do Estuário e pelas actividades portuárias um contributo mais alargado, que reflicta as perspectivas da comunidade envolvida directa e indirectamente na náutica de recreio sobre o futuro de todo o Estuário do Tejo. Assim, tomou a iniciativa de promover a realização um Wokshop aberto ao conjunto dos promotores dos desportos náuticos e das entidades que mais directamente os apoiam, de modo a que todos possam também expressar o seu ponto de vista individual e colectivo sobre o que deve ser o futuro da náutica de recreio no Tejo (ver em anexo oMemorando de Apresentação do Workshop).
O Workshop vai ter lugar no próximo dia 31 de Maio, com início pelas 17h30 no Anfiteatro do Padrão dos Descobrimentos.
O Programa do Workshop consistirá numa intervenção de abertura pelo Comodoro da ANL, a que se seguem os dois Painéis que se apresentam seguidamente:
Abertura – Introdução e apresentação do programa de trabalhos.
Painel I – “Contributos para o Plano de Ordenamento do Estuário do Tejo na óptica das entidades promotoras da náutica de recreio”.
Painel II – “Proposta de criação de uma estrutura informal simples e representativa que possa vir a ser reconhecida como porta-voz dos interesses da náutica de recreio pelas Autoridades” e identificação das principais conclusões e temas que as organizações presentes considerem que devem ser objecto de desenvolvimento posterior por Grupos ou Comissões Especializadas.

II – Objectivos

No momento em se encontram em fase de finalização, quer o Plano Regional de Ordenamento do Território para a Área Metropolitana de Lisboa (PROT-AML), quer o Plano de Ordenamento do Estuário do Tejo (POE-Tejo), instrumentos regulamentares de planeamento que vão condicionar todo o futuro desenvolvimento urbanístico da orla ribeirinha do Estuário do Tejo, é imperioso “dar a voz” aos especialistas na matéria (Clubes desportivos, Associações náuticas e outras entidades), que, diariamente, acompanham os anseios e as necessidades dos utentes e de todos os que se dedicam à multiplicidade dos Desportos Náuticos e do Sector da Náutica de Recreio, de modo a evitar que outros interesses, designadamente subordinados às perspectivas estritamente imobiliárias e portuárias prevaleçam sobre as aspirações da náutica de recreio.
Pretende-se que este Workshop proporcione uma visão ambiciosa para as próximas décadas em termos das infra-estruturas exigidas para o desenvolvimento da Náutica de Recreio, dos Desportos Náuticos e do Turismo Náutico ao longo de todo o Estuário do Tejo e da margem costeira até Cascais, de modo a que a Área Metropolitana de Lisboa se possa vir a tornar num dos maiores Centros Náuticos da Europa.

III – Organização

Preside à Comissão Organizadora do Workshop o Comodoro da Associação Naval de Lisboa (ANL) – Senhor André Bettencourt Correia, a qual integra ainda o Dr. José Serra, Sócio fundador da Associação Nacional de Cruzeiros (ANC), o Eng. Pedro Guimarães Lobato, Vogal do Conselho Geral da ANL e o Eng. Nuno Gonçalves Henriques, Tesoureiro da APR.
Convidam-se todas as Entidades participantes a fazerem-se representar por quem venha habilitado a intervir sobre as matérias a abordar no Workshop.
Solicita-se ainda aos participantes que, sempre que possível, façam chegar previamente ao Secretariado os seus contributos respeitante aos temas do Workshop, designadamente sobre os assuntos específicos e locais da sua Associação, numa perspectiva de promover o desenvolvimento da náutica de recreio, a fim de serem divulgados oportunamente, por correio electrónico, aos demais participantes.
Toda a informação respeitante ao Workshop será oportunamente disponibilizada no website www.nauticanotejo.com
A fim de assegurar a reserva de lugar sentado no Auditório sugere-se a confirmação da inscrição até ao dia 20 de Maio.
A Ficha de inscrição deverá ser enviada por e-mail para secretariado@nauticanotejo.com ou, por fax, para o n.º 21 363 5861.
Agradecendo desde já a atenção dispensada, apresentamos os melhores cumprimentos,
André Bettencourt da Câmara Correia
Comodoro da Associação Naval de Lisboa

No comments: