Sunday, May 22, 2011

Porta-contentores HISPANIA em Setúbal

A 19 de Maio de 2011 fotografámos em Setúbal o porta-contentores alemão HISPANIA, que se encontra fretado à Portline, para efectuar a carreira de Cabo Verde e Guiné conjuntamente com a Transinsular.
Até ao início de 2011 ambos os armadores portugueses operavam cada um a sua carreira para os portos de Cabo Verde e Guiné, mas a forte concorrência da multinacional dinamarquesa Maersk que resolveu entrar na carreira, obrigou à racionalização de meios e à cooperação entre os dois armadores portugueses.
Esta situação levou por seu lado a Transinsular a retirar da carreira o navio LAGOA, que opera agora no mercado internacional fretado ao estrangeiro.


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3 comments:

barconauta_ said...

Triste para o mercado Português. É difícil resistir a estes gigantes, contudo é triste ver que durante anos no mercado e não conseguem mantê-lo, será apenas por uma questão de preços mais baixos? Epá é que também fica difícil perceber como é que alguém que conhece tão bem o mercado não consegue fazer frente a quem está a chegar ao mesmo...

LUIS MIGUEL CORREIA said...
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LUIS MIGUEL CORREIA said...

Ricardo,

Os armadores portugueses estão a fazer frente à pressão imposta pela concorrência da Maersk na África Ocidental, daí terem unido esforços.
O problema é a lógica da globalização levada ao extremo, como acontece nos transportes marítimos de contentores em que sobressaem as posições cada vez mais dominantes da Maersk e da MSC. Mas há muitos outros armadores nestes mercados, claro...
Para os armadores portugueses, a desproporção de meios é abissal.
Pessoalmente não tenho nada contra as empresas gigantescas, mas que a lógica parece ser a de crescerem sempre de qualquer e de todas as formas possíveis, lá isso enfim, lembra-me que não há bela sem senão e que esta lógica é a de um balão que cresce, cresce até que estoira. O fenómeno já se deu no passado, com a implosão do maior grupo de shipping do mundo, o Grupo Royal Mail... O estoiro foi tremendo...