Friday, July 22, 2011

N/M BAILUNDO de 1969

Comprado novo a um estaleiro polaco pela Companhia Colonial de Navegação em 1969, o navio de carga geral BAILUNDO fez parte de um conjunto de 70 navios de comércio comprados por armadores portugueses entre 1968 e 1974 no que viria  a ser o último período de grande expansão dos transportes marítimos em Portugal.
O BAILUNDO e o seu irmão CUNENE, comprado logo a seguir pela Sociedade Geral, destinavam-se a um armador grego que faliu durante a construção dos navios, razão pela qual o primeiro chegou a ser lançado ao mar com nome grego: ARTEMONAS. Foram os cargueiros mais elegantes da sua geração, denotando o seu desenho uma preocupação estética fora do vulgar. 
Entrado ao serviço na carreira de África no final de 1969, o BAILUNDO integrou a frota da CTM em Fevereiro de 1974 por fusão das empresas Colonial e Insulana. Em 1985, com a liquidação da empresa armadora, o navio seria vendido a interesses gregos e, com o nome BAILUNDO L fez uma última viagem para o Oriente, com bandeira de Chipre e o nome BAILUNDO L, sendo desmantelado na ilha Formosa em 1986.
 Legenda das imagens: de cima para baixo, o BAILUNDO com as cores da CCN em 1969 saindo do Tejo; o navio no Mar da Palha em 1985 imobilizado para venda; o BAILUNDO L após venda ao estrangeiro atracado ao estaleiro da Rocha em preparativos de largada; pormenor do costado do BAILUNDO na fase final da CTM, acusando falta de manutenção e corrosão.


Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment