Thursday, July 28, 2011

O MALANGE de 1971 e o seu irmão

A série de navios de carga construídos em Viana do Castelo para a Companhia Colonial de Navegação foi completada em 1971 com a entrega, em Abril desse ano, do MALANGE, o segundo navio com este nome a integrar a frota da Colonial.
O MALANGE era gémeo do PORTO, apresentando algumas diferenças importantes: não transportava passageiros, razão porque tinha um pavimento a menos, tinha uma chaminé mais moderna e particularmente elegante, e a proa apresentava escovem diferente do PORTO. 
Em termos de história, a biografia do MALANGE não difere muito da do seu irmão mais velho: em 1974 foi transferido para a CTM e em 1985 ainda chegou a ser comprado pela Portline, mas pouco navegou ao serviço desta empresa, tendo sido vendido para sucata em 1986 e demolido na China com apenas 15 anos. 
De referir que a CCN chegou a considerar construir mais um gémeo do MALANGE, a denominar PUNGUE, que estaria equipado com gruas em vez de paus de carga tradicionais. A compra do BERNARDINO CORRÊA em 1972 acabou por fazer com que não se fechasse mais uma encomenda com os estaleiros de Viana. 

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: