Saturday, July 30, 2011

Transportador de vinho NOVA LISBOA

A tendência para a especialização dos navios de comércio, que se acentuou em todo o mundo na década de 1960 teve reflexos em Portugal com a formação de diversos armadores vocacionados especificamente para operarem determinados tipos de navios. Uma dessas empresas foi a TRANSNAVI que foi armadora e proprietária dos navios PORTO DE AVEIRO e NOVA LISBOA. 
O NOVA LISBOA, cuja imagem com as cores originais apresentamos hoje, era um navio tanque para transporte de vinho a granel com 2.901 toneladas de porte bruto, construído em 1969 e comprado em 1970 pela TRANSNAVI para transportar vinho do Continente para Angola. Carregavam habitualmente no porto de Aveiro. Com a nacionalização das principais companhias de navegação, em 1976 os armadores especializados seriam integrados na CNN (Transnavi e Transfruta) e CTM (Sofamar), pelo que o NOVA LISBOA integrou a frota da CNN em 1976. Foi vendido posteriormente à Sacor Marítima, que o utilizou no transporte de produtos químicos. 
Perdido por naufrágio em Pusan, Coreia a 10 de Maio de 1992, depois de ter sido vendido ao estrangeiro em 1989. 
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment