Thursday, August 25, 2011

KRISTINA CRUISES

A companhia finlandesa Kristina Cruises, empresa armadora e operadora do paquete KRISTINA KATARINA, que ontem esteve mais uma vez no Tejo, é uma empresa familiar de pequena dimensão com alguma tradição no mercado de cruzeiros da Finlândia.
A empresa foi constituída em 1985, no mesmo ano em que se constituiu em Lisboa a Arcália / Classic International Cruises, com o nosso FUNCHAL.
Com sede em Kotka, Finlândia, a Kristina Cruises começou a sua actividade com o navio KRISTINA BRAHE (1.105 GT / construído em 1943, 80 Pax). Em 1987 adquiriu o paquete BOREA ex-BORE (4.295 GT / construído em 1960, 238 Pax), que era o último navio de passageiros a vapor construído para operar no Báltico e foi então transformado para cruzeiros e equipado com máquinas diesel. Com o nome KRISTINA REGINA este pequeno navio tornou-se visitante regular do porto de Lisboa, onde esteve pela última vez em Maio de 2010. Devido às novas regras da SOLAS 2010, foi retirado do mercado de cruzeiros internacionais e vendido, sendo substituído pelo THE IRIS, comprado em Dezembro de 2009 e que entrou ao serviço em Agosto de 2010 com o nome KRISTINA KATARINA.
É bom registar a evolução da frota de uma empresa pequena comparativamente ao actual mundo de gigantes...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment