Friday, October 21, 2011

A LEVE BELEZA DA IGNORÂNCIA


FUTURO DE PORTUGAL ESTÁ NO MAR?

«Coisa para entreter”, diz Miguel Beleza

O economista, convidado como orador, advogou que a banca tem um papel principal na economia, mas que deve estar saudável para isso acontecer e tal passa por ter depósitos.


Miguel Beleza, que falava sobre o tema "macro-desígnios para Portugal em 2020", escusou-se a fazer previsões já que "a capacidade de previsão dos economistas é extraordinariamente baixa, quer a curto, quer a longo prazo" e ironizou que a única previsão que faria é que "o Futebol Clube do Porto continuará a dominar o futebol
português em 2020", numa alusão à sua paixão pelo clube nortenho.


No entanto, o economista alertou para algumas inquietações, como por exemplo, criticando aqueles que afirmam que programa de ajustamento não estimula o investimento. "Claro que não. A ideia não é essa. Temos primeiro que pagar aos nossos credores e ir fazendo uma coisa ou outra nesta matéria (do investimento)".


Outra das inquietações tem a ver com a ideia "errada de se ir buscar um D. Sebastião cada vez que estamos em dificuldades, como aqueles que dizem que o futuro de Portugal é o mar", disse, acrescentando que são "coisas para entreter as pessoas e que não nos leva a lado nenhum".
Recorde-se que esta é uma das apostas defendidas pelo Presidente da República Cavaco Silva como motor para a economia nacional.


Post a Comment