Wednesday, October 12, 2011

Paquete misto RITA MARIA

Embora a Sociedade Geral de Comércio, Indústria e Transportes fosse principalmente uma empresa de navegação vocacionado para o transporte de carga, a maioria dos seus cargueiros tinham bons alojamentos para alguns passageiros e depois da segunda guerra mundial foram construídos para a SG diversos navios mistos de passageiros e carga, um dos quais foi o RITA MARIA que aqui apresentamos numa fotografia de autor desconhecido a entrar o porto de Leixões no final a década de 1950, antes de ter sido ampliado o seu casco em 1959.
Além do RITA MARIA, que tinha acomodações para 70 passageiros, a frota da SG possuía os paquetes mistos ALFREDO DA SILVA, ANA MAFALDA e MANUEL ALFREDO, tendo em 1966 sido comprado à companhia israelita Zim o paquete Amélia de Mello, de 10.000 TAB e capacidade para 320 passageiros, para fazer a carreira de Angola.
A 1 de Janeiro de 1972 a frota da SG foi integrada na da Companhia Nacional de Navegação, terminando assim 52 anos de actividade da Sociedade Geral. Quanto ao RITA MARIA, foi retirado do serviço em 1977 e transformado em batelão para serviço no Tejo.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

1 comment:

Berto Garcia said...

Siempre consigues fotos muy buenas de antiguos barcos Saludos