Wednesday, October 26, 2011

Paquete PÁTRIA no cais da CCN

Cais da Rocha, em Lisboa, finais da década de 1960: atracado um pouco a jusante do cais privativo da Companhia Colonial de Navegação encontra-se o paquete mais antigo da empresa, o PÁTRIA de 1947, em vésperas de mais uma viagem a Angola e  Moçambique com escalas na Madeira, S. Tomé e Cidade do Cabo além dos principais portos de Angola e Moçambique. 
O navio apresenta pintura nova e está a receber carga geral e bagagem dos passageiros, rodeado de fragatas e batelões. No dia da largada o PÁTRIA irá correr pelo cais até se posicionar na Estação Marítima da Rocha para embarcar os passageiros e sair rumo ao Funchal numa viagem até Porto Amélia, em repetição de uma rotina que se prolongou de Janeiro de 1948 até 1973, quando foi vendido para sucata na ilha Formosa.
Duas pequenas questões associadas às bandeiras visíveis na fotografia: na proa flutua a bandeira do município de Lisboa, porto de registo do navio, seguindo uma tradição igualmente adoptada por muitas companhias de navegação da Alemanha; na verga de sinais do mastro, a BB está içada a bandeira da Colonial - enquanto o PÁTRIA içava a bandeira da companhia no mastro de vante, o seu irmão IMPÉRIO içou sempre a bandeira da CCN a tope no mastro de ré.
Fotografia de autor desconhecido enviada por Nuno Bartolomeu. Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment