Friday, November 18, 2011

CEDROS no Mar da Palha

Esta minha fotografia, cuja digitalização foi enviada por mensagem da rede integrada num conjunto de imagens sem autores identificados, mostra o navio de carga português CEDROS da CTM - Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos fundeado no Mar da Palha, ao largo de Lisboa, em 1985.
Nesse ano foi vendido à COMPONAVE  e com as cores da nova empresa fez algumas viagens a Cabo Verde sendo depois vendido para desmantelar em Alhos Vedros.
Em 1985, com a imobilização progressiva da frota das empresas públicas CNNe CTM, o Mar da Palha encheu-se de navios a aguardarem destino. Os navios da CTM tinham as suas tripulações rendidas diariamente utilizando uma lancha ou rebocador qu largava pelas 8H15 das Escadinhas da Sanidade, à Ponta da Rocha e muitas vezes lá ia eu comas minhas Nikons à caça de imagens e navios.
O CEDROS fazia parte de um grupo de três unidades gémeas compradas em 1972 à DFDS pela Empresa Insulana de Navegação que receberam os nomes LIMA, CEDROS e GORGULHO. Os três navios fizeram essencialmente a carreira das Ilhas mas operaram também para o Norte da Europa. Vinham a Lisboa antes de serem portugueses com a bandeira dinamarquesa ao serviço da DFDS pois faziam a carreira do Mediterrâneo, sendo então seis gémeos. Os outros três foram vendidos a armadores italianos na mesma época. Em 1985 o CEDROS e o LIMA foram adquiridos pela COMPONAVE enquanto o GORGULHO foi comprado pela Transinsular.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment