Friday, November 04, 2011

FUNCHAL HÁ 50 ANOS


Há exactamente 50 anos, ao fim da manhã de 4 de Novembro de 1961, o então novo paquete FUNCHAL largou do cais da Gare Marítima de Alcântara no início da sua primeira viagem, com destino ao Funchal, Ponta Delgada, Horta e Angra do Heroísmo.
Construído em Elsinore, na Dinamarca por encomenda da Empresa Insulana de Navegação, o FUNCHAL representou uma melhoria muito significativa na carreira de Lisboa para os Açores e Madeira. Para além da grande velocidade, superior a 20 nós, o FUNCHAL proporcionava modernidade e conforto nas viagens insulares, tendo em vista fomentar o turismo.
Os anos passaram, o navio teve uma carreira digna e bem sucedida, foi transformado para cruzeiros em 1973 quando o transporte aéreo passou a ser o favorito do publico de e para as ilhas e passados estes anos todos mantém o mesmo nome e a bandeira portuguesa, graças a um cidadão grego que o comprou em 1985 e tem sabido manter o navio actualizado e competitivo no difícil mundo dos cruzeiros internacionais.
Passam hoje 50 anos que o FUNCHAL largou de Lisboa na viagem inaugural. Parabéns ao Paquete FUNCHAL e a todos quantos ao longo destes anos contribuíram para o sucesso do navio. Parabéns ao FUNCHAL.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment