Thursday, November 03, 2011

Graneleiro TAIO DREAM

Um dos aspectos mais interessantes da observação de navios nos portos é a diversidade de tipos de navios que nos é permitido apreciar. Para além dos navios que frequentam o porto de Lisboa com regularidade, de vez em quando entram em Lisboa navios que poderemos chamar de raridades.
Enquadra-se nesta categoria o TAIO DREAM, um graneleiro madeireiro japonês com bandeira do Panamá que entrou em Lisboa arribado a 28 de Outubro para reparações quando navegava em lastro de Portbury para New Orleans. O TAIO DREAM está atracado ao cais da Rocha - Ponta e despertou-me a atenção pelas linhas arquitectónicas tipicamente japonesas. 







O TAIO DREAM foi construído em Kobe, Japão pelo estaleiro Mitsubishi para a companhia Misuga Kaiun Co, Ltd, de Tóquio, tendo sido lançado à água a 12 de Maio de 1988 e entregue em Outubro desse ano. Mantém ainda o nome e bandeira originais desde há 23 anos, apresentando 193.9 metros de comprimento fora a fora e 32.2 metros de boca, 35.582 GT e 43.524 DW tons. Aqui ficam algumas fotografias registadas a 29 (as primeiras 4) e 30 de Outubro de 2011.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

1 comment:

barconauta_ said...

Espectacular este navio. No sábado também fui até lá espreitá-lo. Vale bem a pena, pois não é todos os dias que na Rocha está um navio deste porte. Algum avanço sobre que tipo de avaria? Hoje ao final da tarde ainda lá estava.

Abraço

Ricardo