Wednesday, November 09, 2011

Pilotos de Portimão: Lancha AL-GHARB


Estivemos em Portimão a bordo do navio de cruzeiros EMPRESS e gostámos de tudo o que nos foi dado observar, a começar pelo serviço de Pilotagem.
Entre muitas outras valências, cabe aos Pilotos dos Portos o primeiro contacto com o navio de entrada, e ontem em Portimão essa interacção deixou a melhor impressão. O tempo estava primaveril a lembrar uma manhã mediterrânica, enfim a Baía de Lagos no seu melhor.
O aspecto e a condução da lancha  foram impecáveis, mal a AL-GHARB se afastou do paquete foram de imediato retiradas as defensas laranja e colocadas à popa... As bandeiras estavam limpas e içadas de forma apropriada. O PILOTO estava fardado com toda a dignidade inerente a um OFICIAL da MARINHA MERCANTE PORTUGUESA, coisa rara infelizmente.
Manobrar um navio de 48.000 GT, 2000 passageiros e cerca de 210 metros rio Arade acima e rodar o gigante numa bacia de manobra a pedir dragagem e ampliação foi bonito de
ver. Realmente não há como ir a Portimão de navio.
Ao mesmo tempo que aqui se regista o progresso portuário no Arade, ficam também as saudades dos tempos em que guiava a noite toda para fotografar a chegada do CANBERRA à Praia da Rocha.




Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment