Tuesday, December 06, 2011

O anonimato do tempo

Mais uma imagem antiga e anónima. Tudo indica tratar-se de uma fotografia a bordo de um navio de passageiros, um vapor, com a primeira classe à popa, seguindo a tradição próxima ainda dos navios de vela.
Passageiros e passageiras, gente distinta num ambiente descontraído. Um oficial, talvez o Comandante do Paquete, cuja insígnia não se distingue no chapéu. Quem seriam, qual o destino destes personagens entretanto perdidos no tempo e renascidos num qualquer alfarrabista lisbonense que me fez chegar a fotografia? 
Outros tempos, bem mais pacatos, recatados no semblante e nos trajes a fazer lembrar a sorte que temos em testemunharmos este início de século XXI cheio de navios e passageiros turistas. Que sorte a nossa apesar da tal crise económica e sempre mediatizada até ao extremo da perturbação. Tudo tão relativo e inútil como o destino deste grupo de viajantes e marinheiros que entretanto terão acabado todos no Outro Mundo.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment