Thursday, December 29, 2011

OCEANA em Lisboa

Navio de cruzeiros inglês OCEANA, da P&O Cruises, atracado em Lisboa - Terminal de Passageiros de Santa Apolónia - a 24 de Dezembro de 2011.
O cais de Santa Apolónia, que antes se designou por Cais da Fundição, foi durante 100 anos o cais privativo da Nacional, Empresa Nacional de Navegação de 1881 a 1918, Companhia Nacional de 1918 a 1985. Hoje são principalmente navios de cruzeiros a atracar no local do antigo Cais da Fundição. 
Por sua vez, o OCEANA integra a frota de uma das mais antigas companhias de navegação do mundo, uma vez que a data oficial de fundação da P&O é Setembro de 1837. A origem da empresa é ainda anterior alguns anos e esteve associada a Lisboa desde o início. 
Em 1833 os navios da que viria a ser a Peninsular SS Company e depois a Peninsular & Oriental SS Company já frequentavam o porto de Lisboa com regularidade transportando correio e passageiros de e para Inglaterra. Em Setembro de 1837 esse serviço passou a ser subsidiado pelo governo britânico, permitindo estabilizar uma operação comercial difícil até então. Hoje a P&O Cruises integra o Grupo Carnival, mantendo a imagem tradicional associada a Inglaterra, e continua ser presença assídua em Lisboa e em outros portos de cruzeiros portugueses, como o Funchal, Ponta Delgada ou Leixões. Essa presença vai aumentar no próximo ano de 2012, com um número record de escalas... 

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment