Thursday, January 26, 2012

MADEIRA DESVULCANIZADA

O vulcão flutuante que vinha fazendo regularmente a ligação entre as Canárias, a Madeira e Portimão, isto é o navio VOLCAN DE TIJARAFE, da empresa Naviera Armas, está a efectuar a última viagem da carreira, deixando o Funchal pela última vez na próxima Segunda-feira no regresso a Tenerife.
A carreira, que em 2011 movimentou 22.000 passageiros e carga rodada por Portimão, era a única ligação marítima regular de passageiros entre a Região Autónoma da Madeira e o Continente, e a sua supressão marca um maior isolamento das ilhas e o fim de uma alternativa muito apreciada pela população, mas que se traduziu em concorrência acrescida para os operadores tradicionais portugueses de porta-contentores.  
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1 comment:

ODO-CAMARA DE LOBOS said...

…mas que se traduziu em CONCORRÊNCIA ACRESCIDA para os operadores tradicionais portugueses de porta-contentores…
Sr. LUIS MIGUEL CORREIA sinalizei na sua frase, que a Naviera Armas leva a parte de leão ou então o melhor dos operadores tradicionais, tenha dó, explique-se, caso não o faça, só resta afirmar que é conivente com interesses instalados, que significam 90% da carga contentorizada.
Quando defendo este tipo de navio vanguardista tipo ferry, não o faço por transportar carga, mas sim por ser um navio ideal, que permite a tudo e a todos uma melhor mobilidade de pessoas e bens.
Neste caso e no momento é o meio de transporte, reconhecido por uma grande maioria de Madeirenses e estrangeiros, o melhor e a mais comoda forma de viajar, embarcando e desembarcando.
Concorrência e equidade fiscal, segundo sei, é Portugal o único pais desta Europa onde há a obrigação de transportar camião + trailer e condutor. Acho um absurdo, para não falar nas taxas que um simples passageiro com destino ilhas Canarias, embarcado em Portimão, ser agravado o transporte se acaso pretender circular com a sua viatura na Madeira, fazendo turismo como acontece em qualquer parte, regressando mais tarde a fim de prosseguir o seu destino.
Este país é um atraso em preconceitos, de concorrência e sanguessugas de taxas, barreiras e mais taxas, por isso qualquer investidor arrisca-se e esfola-se, quando existe uma cambada de incultos que procuram minar tudo, de forma a matar e manter monopólios ou oligopólios
Segundo informações recolhidas, em tempos, este armador, projetou uma linha no Verão, com varias escalas em diferentes portos de Portugal, Espanha e Marrocos, usando a Madeira como plataforma flutuante. Desse projeto, como atrás citei, nada foi implementado, devido ao tipo de legislação e regulamentos, que subverte todo o empreendedor.