Saturday, January 14, 2012

Tragédia do COSTA CONCORDIA

Trata-se do mais grave acidente ocorrido com um navio de cruzeiros da actual geração: o COSTA CONCORDIA, de 114.000 GT sofreu um rombo de 70 metros na zona da popa e começou a afundar ontem à noite, junto à ilha italiana de Grigio. 
Tudo indica que o navio está perdido, pois encontra-se adornado por estibordo, deitado no fundo baixo junto a um banco de areia. Tudo aconteceu cerca das 22H00 locais, 21H00 em Portugal, e o navio havia largado horas antes de Civitavecchia, o porto de cruzeiros próximo de Roma, num cruzeiros de 7 dias. Hoje devia estar em Savona, o porto base da Costa onde grande parte dos passageiros ia desembarcar. Dos cerca de mais de 4000 passageiros e tripulantes a bordo, há a registar pelo menos 6 mortos, dezenas de feridos, alguns graves, e muito possivelmente o paquete estará perdido.
Não há ainda informação para as causas desta tragédia que incluiu cenas de pânico a bordo e muitas dificuldades para localizar e salvar passageiros idosos e com mobilidade reduzida. Não me espanta que haja erro humano associado ao desastre. A proximidade de terra facilitou a assistência aos náufragos mas tudo indica que as dificuldades foram muitas. Aguardemos por mais notícias.
Estive no COSTA CONCORDIA no cruzeiro inaugural deste belo navio de passageiros em 2006. Era um grande paquete...
Fotografias retiradas do site italiano PAZZO PER IL MARE da autoria de Laura Montanaro. 
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

1 comment:

Berto Garcia said...

Es increible como quedo el casco de este buque saludos