Wednesday, February 15, 2012

CAIS ALPOIM CALVÃO

Estive recentemente em Vale de Zebro, nas instalações da Marinha e escola de Fuzileiros, onde fiquei a conhecer este cais que honra um oficial de Marinha ilustre, o Cte. Alpoim Calvão.
Vale de Zebro, num canto recôndito do Tejo, mais propriamente na ribeira de Coina, é lugar de enormes tradições marítimas e navais, com actividades fabris relevantes desde pelo menos o reinado do rei D. Afonso IV, no século XIV. Aqui se produziu durante séculos o biscoito, aqui se abrigavam os navios após as viagens de descoberta ou à India, aqui se construíram muitos dos nossos navios.
Coina era também um porto fluvial da maior importância, por onde se escoavam as produções agricolas de Azeitão e Palmela...
Hoje Coina permanece ligada ao Mar e à Marinha devido à localização da Escola de Fuzileiros, e devido ao facto de a Marinha Portuguesa saber preservar de forma exemplar o nosso património naval... Fotos registadas a 11 de Fevereiro de 2012 em Vale de Zebro.



Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment