Wednesday, February 08, 2012

NRP SAGRES aumentado ao efectivo há 50 anos

Foi há exactamente 50 anos, a 8 de Fevereiro de 1962 que a Marinha Portuguesa recebeu o actual navio-escola SAGRES, ex-GUANABARA, entregue no Rio de Janeiro e aumentado ao efectivo dos navios da Armada nessa data.
"O navio foi entregue e aumentado ao efectivo dos navios da Armada no dia 8 de Fevereiro de 1962, no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro", conforme se pode ler no livro SAGRES A ESCOLA E OS NAVIOS publicado em 1984 pela Marinha Portuguesa, com excelentes ilustrações de mestre Roger Chapelet, ilustre pintor de marinha francês e grande amigo da SAGRES e de Portugal.
Este ano de 2012 vai registar ainda a comemoração dos 75 anos do lançamento à água da SAGRES ocorrido em 1937 na Alemanha, assim como os 75 anos dos lugres CREOULA e SANTA MARIA MANUELA.
Após 50 anos de grandes serviços prestados, pode dizer-se sem exagero que o actual navio-escola SAGRES é um dos mais importantes navios portugueses de sempre. Está de parabéns o navio e todos aqueles que ao longo deste meio século contribuíram para o sucesso do navio e de Portugal no Mar. Viva a SAGRES, viva a MARINHA.
Ilustração de Roger Chapelet. A SAGRES,para além do simbolismo inequívoco de portugalidade e maritimidade representa para mim meio século de recordações, a começar por um passeio ao cais do Funchal a 16 de Junho de 1962, de mão dada com o meu Avô Carlos Bettencourt da Câmara Correia, para ver a nova SAGRES, sem saber que dez anos mais tarde ia ter aulas a bordo, subir aos mastros e aprender os conceitos básicos de marinharia no Navio-Escola SAGRES. A SAGRES tem feito sempre parte do melhor da minha vida. E isso tem sido muito bom...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: