Saturday, February 11, 2012

Vinhos comemorativos dos 75 anos dos navios CREOULA e SAGRES

A Comissão Vitivinicola Regional de Setúbal apresentou no dia 9 de Fevereiro a bordo do NRP SAGRES uma edição especial de vinhos para assinalar os 75 anos dos navios escolas SAGRES e CREOULA, e os 50 e 25 anos da entrega destes navios à Marinha. 

A bordo do Navio-Escola estiveram mais de uma centena de pessoas, que receberam os novos embaixadores vitivinícolas portugueses. As palavras de apreço da Marinha, pela voz do Almirante Comandante Naval José Alfredo Monteiro Montenegro, resumem: “Há mais vida para além da dívida, alguém disse, e isto que estamos aqui a fazer hoje é viver e a apostar no que é português.”
José Maria da Fonseca, Malo-Tojo e Sivipa prestaram a sua homenagem com quatro vinhos da Península de Setúbal – um branco, um tinto, um tinto reserva, e um moscatel roxo – que baptizaram com os nomes dos símbolos de navegação portuguesa – “NRP Sagres” e “NTM Creoula”.
Para a José Maria da Fonseca (JMF), o Navio-Escola Sagres tem sido, nos últimos anos, palco das experiências de reedição dos seus Moscatéis “Torna-Viagem”. “Foi com enorme orgulho que nos associámos a estas comemorações, criando uma edição especial de vinho branco para a qual se criou uma imagem própria em honra do Navio”, afirma o engenheiro Domingos Soares Franco. Para o efeito, foram produzidas 900 garrafas do vinhoBranco “NRP Sagres” e 300 garrafas Branco “NTM Creoula”. O vinho apresenta-se num estilo moderno, resultado do casamento entre as castas Moscatel de Setúbal, Viognier, Verdelho e Viosinho.
Coube à produtora Malo Tojo a produção dos vinhos tintos 2010 “NRP Sagres” e “NTM Creoula”, com uma produção de 10 mil garrafas, e dos tintos Reserva, 2009 “NRP Sagres” e “NTM Creoula”, com 3 mil garrafas. Para Luís Simões, enólogo residente, foi “com enorme orgulho que aceitámos este desafio da Marinha. O que procurei foi a ligação ao mar, criando vinhos frescos e elegantes.” O Tinto 2010 resulta das castas Castelão e Syrah e o tinto Reserva 2009 da união das castas Touriga Nacional e Alicante Bouschet.
Já o Moscatel Roxo 2009, produzido pela Sivipa, foi o licoroso seleccionado entre dezenas para esta edição comemorativa. Com uma produção de 5 mil garrafas, os Moscatéis Roxo “NRP Sagres” e “NTM Creoula”marcam presença no portefólio especial. “A Sivipa orgulha-se de ser um dos poucos produtores de Moscatel Roxo e orgulha-se bastante de que a Marinha tenha seleccionado este néctar para as comemorações do Navio-Escola Sagres”, refere Filipe Cardoso, enólogo e administrador da Sivipa.

1 comment:

musicaonline said...

Boa noite. Onde é que posso adquirir algumas garrafas desse vinho comemorativo?
Obrigado.