Thursday, March 01, 2012

Alongamento n/m THISBE

Navio de carga francês THISBE (3.520 GRT / 1966) fotografado dentro da doca nº 1 do estaleiro da Rocha no ano de 1974, a ser alongado com uma secção de 14,7 metros aumentando a capacidade de carga e o porte bruto. A arqueação bruta aumentou para 4.160 toneladas.
O estaleiro da CUF / NAVALIS / LISNAVE especializou-se neste tipo de reconversões, a partir da alteração efectuada em 1959 ao paquete RITA MARIA. As secções do casco eram construídas nas carreiras deste antigo estaleiro.
A fotografia mostra em segundo plano o rebocador D. LUIZ I da AGPL, pintado de amarelo e o paquete UIGE da CTM mas ainda com as cores da Companhia Colonial. O primeiro navio a receber as novas cores da CTM seria o cargueiro LOBITO, em Julho de 1974, precisamente neste estaleiro. Voltando ao cargueiro THISBE, continuou a navegar com este nome até 1979, quando se passou a chamar MONA I. Foi desmantelado em 1986. Fotografia cedida por Nuno Bartolomeu a quem agradecemos a atenção.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment