Saturday, April 21, 2012

EXPRESS SANTORINI a caminho dos Açores

O ferry grego EXPRESS SANTORINI saiu de Lisboa ao meio-dia de 20 de Abril de 2012 com destino a Ponta Delgada, ilha de S. Miguel, para dar início a mais uma época de serviço de passageiros inter-ilhas afretado pela empresa estatal Atlânticoline.
O EXPRESS SANTORINI vai fazer a sexta época de verão nos Açores, pois vem sendo fretado desde 2007, quando substituiu o GOLFINHO AZUL.
O EXPRESS SANTORINI é um veterano dos mares: foi lançado à água em Nantes a 12 de Setembro de 1973, um dia após a queda de Salvador Allende no Chile, e chamou-se de início CHARTRES, operando com bandeira francesa no Canal da Mancha ao serviço da SNCF - os Caminhos de Ferro Franceses. Em Novembro de 1993 o CHARTRES foi vendido ao armador grego  Agapitos Lines passando a operar no Mar Egeu com base no Pireu com o nome que ainda mantém passados 19 anos: SANTORINI EXPRESS. Em 1999 passou a pertencer à companhia Hellas Ferries que entretanto alterou a designação para Hellenic Ferries. Apesar dos seus 42 anos de serviço, o SANTORINI EXPRESS tem-se mantido em actividade, principalmente graças aos fretamentos nos Açores, pois diversos outros ferries da mesma geração já foram entretanto abatidos pelos gregos. A polémica recusa do ATLÂNTIDA acabou por se traduzir num prolongamento de vida do SANTORINI. 
O EXPRESS SANTORINI fez a habitual escala técnica em Lisboa, de 15 a 20 de Abril, para certificação pelas autoridades portuguesas.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: