Monday, June 04, 2012

GEORGE POTAMIANOS e o FUNCHAL

O dia 7 de Setembro de 2001 foi uma data particularmente feliz na vida do Armador George P. Potamianos e na história do seu paquete FUNCHAL.
Nesse dia o FUNCHAL voltou a ter bandeira portuguesa após mais de 15 anos a navegar com as cores do Panamá.
A mudança de bandeira decorreu em Lisboa, com o FUNCHAL atracado ao cais da Rocha. Para assinalar o acontecimento houve festa a bordo com numerosas individualidades, colaboradores e amigos da família Potamianos e do paquete FUNCHAL.
A bandeira nacional foi hasteada à popa do navio ao som do hino nacional e recordo a emoção do Sr. Potamianos que nesse momento não conseguiu conter as lágrimas. 
O navio passou a estar registado na Madeira e o Sr. Potamianos referiu-me durante a festa a sua grande satisfação por o navio passar a ter escrito à popa, sob o nome, a palavra MADEIRA como porto de registo: "fica mesmo bem FUNCHAL e MADEIRA à popa..." - disse-me com alegria.
-
Agora que George Potamianos partiu para a sua última viagem cumpre recordar a sua obra e a forma como sempre distinguiu Portugal. Que o seu legado permaneça e se desenvolva é o nosso mais sincero desejo. 


Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

1 comment:

Paulo Farinha said...

Sem dúvida! Que o seu legado permaneça e se desenvolva, e...contribuirei para isso dentro das minhas possibilidades.
Curiosamente numa cerimónia que envolve a bandeira portuguesa, o presidente da Câmara de Lisboa apresentou-se de camisa aberta!!!
Bom! não é que confira muita importância às gravatas, mas, ficava-lhe bem! só demonstrou o desinteresse pelos navios! não tenho a menor dúvida.
O representante da Madeira está bem!
Resta-me elogiar este artigo.
Cumprimentos
Paulo Farinha