Monday, July 02, 2012

Cimenteiro ROAZ

Navio-cimenteiro português ROAZ atracado ao cais da Secil, no Outão (Setúbal) no passado dia 30 de Junho de 2012.
O ROAZ é propriedade do grupo Secil, que tem uma tradição importante na navegação costeira, sendo armador a empresa SEACARRIER, de Lisboa.
O ROAZ transporta cimento a granel do Outão para os portos de Aveiro, Leixões e Viana do Castelo, sendo responsável pelo desvio de 300.000 toneladas de cimento que de outra forma seria transportado pela via rodoviária. 
O ROAZ foi construído em Vigo no ano de 1991com o nome FORMENTOR, tendo passado a chamar-se CEMENTOR em 1994. Foi adquirido pelo proprietário actual em 2002 quando se passou a chamar ROAZ. O navio está registado na Madeira e tem 82,50 metros de comprimento ff, 13,24 m de boca máxima, 3.500 toneladas DW, 2.169 GT, propulsão diesel e 12 nós de velocidade. 
É um pequeno navio elegante e muito útil. Numa fase em que a bandeira portuguesa desapareceu do transporte marítimo costeiro em águas do Continente, não deixa de ser agradável poder observar o ROAZ a fazer a excepção à regra, transportando continuamente cimento de Setúbal para os portos do Norte. Ninguém mais lhe segue o exemplo? E o tão interessado "Governo de Portugal", que tal fomentar esta actividade?
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment