Wednesday, September 12, 2012

Mar: Portugal sem nenhum navio patrulha operacional

Lisboa, 06 Set (Lusa) - Os três últimos navios patrulha da classe CACINE, com mais de 40 anos de operação e responsáveis pela fiscalização costeira e ribeirinha estão todos parados, disse hoje fonte próxima da Marinha.
O Navio da República Portuguesa (NRP) Zaire encontra-se em terra há vários meses para avaliação e não deverá ser recuperado devido ao seu avançado estado de degradação. Outro NRP, o  CACINE, está a ser alvo de manutenção periódica até meados de Setembro e o NRP Cuanza, que operava na Madeira, está atracado na Base Naval do Alfeite, desde Julho, e aí ficará pelo menos até final do ano.
Devido a esta situação, a Zona Marítima do Norte (ZMN) está sem patrulhamento permanente desde Julho, e assim ficará até ao final do ano, confirmou à Lusa fonte oficial da Marinha.
A ZMN vai desde a fronteira com Espanha até Pedrógão, entre a Figueira da Foz e a Nazaré.
A falta dos navios patrulha, também obrigou a Armada a destacar para a Zona Marítima da Madeira (ZMM) o navio balizador "Schultz Xavier". Uma situação também reportada na edição de 21 de julho do jornal da Madeira que dava conta dos problemas estruturais do NRP Cuanza, quando o meio naval operava na Zona Marítima daquela região autónoma.
Dos dez navios patrulha iniciais da classe  CACINE restam apenas três, todos com mais de 40 anos de operação.
A Marinha não confirma, mas fonte próxima do ramo militar adiantou que, neste momento, Portugal não tem nenhum destes navios patrulha operacional.
Numa resposta escrita enviada à Lusa a Marinha esclarece apenas a situação do NRP Cuanza.
"Procedeu-se à identificação exaustiva do seu grau de deterioração estrutural, e neste momento decorre a definição dos trabalhos a realizar de modo a repor a sua operacionalidade. Enquanto tal não acontecer, a Zona Marítima do Norte não será guarnecida de meio naval a título permanente".
A Armada adianta que, "em compensação, será feito um ajustamento ao dispositivo naval do continente, reposicionando mais a norte a unidade naval que assegura as tarefas de salvaguarda da vida humana no mar, de segurança marítima e de vigilância e fiscalização na área oceânica do continente, e pela activação da atribuição de uma lancha de fiscalização rápida à Zona Marítima do Centro".
Apesar destas alternativas, a Marinha admite que a situação dos navios patrulha é "preocupante".
"Deve-se principalmente ao atraso nos programas de novas construções a cargo dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, destinadas a substituir os actuais navios, nomeadamente os programas de construção dos Navios-Patrulha Oceânicos e das Lanchas de Fiscalização".
Os três últimos navios patrulha da classe  CACINE - num total de dez - têm sido mantidos, segundo a Marinha, "graças a um esforço financeiro, humano e material pela imperiosa necessidade de assegurar as tarefas de segurança marítima, de salvaguarda da vida humana no mar e de vigilância e fiscalização".
A Armada acrescenta ainda que os três meios navais "estão a ser avaliados no que diz respeito à possibilidade de prolongar a sua vida".
Para a Marinha, a busca e salvamento marítimo não estão, neste momento, em causa.
"Existem duas áreas principais sob responsabilidade nacional, que são guarnecidas a tempo inteiro por navios oceânicos (corvetas): um está na área do Continente e Madeira e outro na área dos Açores. Há ainda navios de menor porte atribuídos às zonas e departamentos marítimos que complementam este dispositivo, pelo que não está em causa o cumprimento a nossa missão prioritária". (JYS. Lusa/Fim) 
 Fotografias dos três CACINES ainda no activo registadas a 11 de Setembro de 2012 no Alfeite.


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2 comments:

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Estes navios já deviam ter sido substituídos há muito tempo. Infelizmente, dos 8 NPOs devia estar agora a ser entregue o último navio da série, mas ninguém parece saber quando será entregue o segundo, o NRP FIGUEIRA DA FOZ, enquanto o primeiro navio da série, o NRP VIANA DO CASTELO foi entregue com muitos anos de atraso. Já lá vai o tempo em que se conseguia construir navios oceanicos em Portugal em apenas 62 dias, caso do CREOULA em 1937, o qual continua a navegar em 2012. E depois fala-se da nossa vocação marítima?????

Anonymous said...

pois e!!! infelizmente os ENVC não constroem navios se o etado não pagar!!

desde 2009 que temos aço e moteres a apodrecer nos ENVC para mais 2 NPO`S mas nunca ouve veba para começar a construção!!

Infelizmente o estado serviu-se dos ENVC para limpar a sua imagem enquanto arruinava os ENVC

ha capacidade de construção sim!! agora sem verbas e que não! os atrasos devem-se exclusivamente ao estado!!

vejam este video:

http://www.youtube.com/watch?v=_9lryzHXzhk

Nem sequer o pimeiro NPO esta pago aos ENVC!!