Saturday, December 15, 2012

SOVIET LINERS

"Sail The Seas And Oceans On A Soviet Liner" – "Navegue Nos Mares E Oceanos Num Paquete Soviético" – era o convite expresso no título de um livrinho publicitário editado em 1970 pela Morpasflot, a companhia estatal da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas que centralizava a frota de navios de passageiros russos a partir de Moscovo. 
No livro "Soviet Bloc Merchant Ships", publicado em 1977, Bruno Bock refere que entre 1970 e 1975 os paquetes russos transportaram uma média de 50 milhões de passageiros por ano em 16 carreiras regulares entre a URSS e outros países do Comecon e 30 carreiras para os países ocidentais, para além de um número considerável de passageiros transportados em viagens de cruzeiros em navios fretados a operadores turísticos estrangeiros. Dos 6 milhões de turistas que em 1980 visitaram a União Soviética, cerca de 600.000 utilizaram navios soviéticos." - Parte de um artigo de LMC publicado na nova edição da revista CRUZEIROS, uma publicação que recomendamos vivamente a todos osinteressados em navios de passageiros.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: