Wednesday, January 02, 2013

FIM DE ANO NO FUNCHAL

Relatório e fotografias do nosso Amigo Eng. Nuno de Jesus acerca do mais recente fim de ano no porto do Funchal:
"No último dia de 2012 a tradição voltou a cumprir-se no Funchal e o tempo, como é hábito, colaborou com a festa do 31 de Dezembro!



Os navios chegaram pela seguinte ordem: “Boudicca” (atracou às 6h15), “Thomson Majesty” (atracou às 7h00), “Queen Victoria” (fundeou às 7h15 e permaneceu fundeado todo o tempo), “Azura” (atracou às 7h45), “Aida Bella” (atracou às 8h20 a saíu para o largo às 22h40), “Aida Sol” (fundeou às 13h00, atracando após o fogo à 1h30), “Saga Sapphire” (fundeou às 19h00, atracando após o fogo às 2h00) e “MSC Divina” (fundeou às 23h00, atracando hoje de manhã pelas 7h00). Ao contrário de anos anteriores, não houve troca de cais entre os navios da P&O e Cunard. Todavia, o desembarque dos passageiros por lancha, quer do “Queen Victoria”, quer do “Aida Sol” decorreu sem qualquer problema, com a vantagem do desembarque ser feito na marina, bem no centro da cidade. Às 19h15 teve lugar o concerto de apitos, uma ideia concretizada pelo Francisco Loreto e que teve muito êxito! Foi verdadeiramente arrepiante ouvir, de forma contínua e sincronizada, os apitos de todos os navios, excepto o “Saga Sapphire” (fundeou à hora daquele espectáculo) e “MSC Divina” que chegou mais tarde. Naturalmente destacou-se o forte apito do “Queen Victoria”, simplesmente fantástico, não há palavras para descrever!
Daqui a um ano, para o fim-do-ano de 2013, estão já previstas as escalas de 12 navios, 4 dos quais chegam apenas à noite, ficando para dia 1 de Janeiro. Esperemos que se mantenham todas estas escalas, o “Queen Victoria” que também chegou a estar programado, entretanto antecipou a escala para dia 28 de Dezembro e o “Rotterdam” mantém a escala em Tenerife a 31 de Dezembro."
Obrigado, Nuno, pela descrição viva de mais este dia mágico para quem gosta de navios de passageiros. 
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia / Nuno David de Jesus. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

1 comment:

Rui Sousa, Madeira Spotters said...

Efectivamente, a componente naval do Final do Ano na Madeira é sempre algo de fantástico.
Bom ano!

Aproveito para dar a conhecer o meu relativamente recente blog de spotting naval, com a publicação relativa à chegada dos navios para o final de ano:

http://madeira-cruiseship-spotting.blogspot.pt/2012/12/final-de-ano-2012.html