Sunday, February 17, 2013

Bacalhoeiros no rio Coina

Uma visita à seca da Parceria Geral de Pescarias em 1991 possibilitou uma série de fotografias às instalações de terra e à frota de bacalhoeiros desta antiga empresa industrial de pescas, com destaque para os navios ARGUS (ex-ÁLVARO MARTINS HOMEM), NEPTUNO e LABRADOR ex- PEDRO DE BARCELOS. Foi uma oportunidade única pois todos estes navios foram abatidos  pouco depois.  
Fotografias tiradas a 26 de Março de 1991.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

4 comments:

barconauta_ said...

Bonitas fotos. Lembro-me de ter referido isto quando fomos daquela vez ao Barreiro e me mostrou onde isto ficava. Fotos valiosas. Um abraço.
Ricardo

Anonymous said...

Mais um pequeno detalhe. O Argus, continuou, com o guincho montado, apesar de ter sido transformado para a pesca com redes de emalhar, com lanchas. O supõe que poderia sempre voltar a ser usado como arrastão, desembarcando as lanchas e as redes e embarcando os cabos de aço do guincho, as portas de arrasto e de demais apetrechos para o arrasto. Já me tinham dito que o guincho tinha sido conservado a bordo, mas não há nada como uma pequena prova fotográfia, não vá a memória ser atraiçoada.

Ricardo Matias

César Lourenço said...

Fotos preciosas!

Fernando de Almeida said...

Em Palhais, tambem se encontrava a seca dos Armazens José Luis da Costa,onde era descarregado o produto da safra da Terra Nova, dos três navios (Vimieiro, Sernache e S.Rafael).