Wednesday, February 06, 2013

76º. aniversário da Revista de Marinha

Decorreu no passado dia 31 de Janeiro, nas instalações do Clube Militar Naval, em Lisboa, a celebração do 76º aniversário da Revista de Marinha. A revista foi fundada em 1937, tendo sido publicado o seu primeiro número a 31 de Janeiro; foi seu fundador e primeiro director o prestigiado jornalista e publicista das causas do Mar, Maurício de Oliveira.
A celebração teve início às 18h30, com palavras de boas-vindas do Presidente da Direcção do CMN, Cte Miguel Picoito, a que se seguiu uma intervenção do Editor e Director da RM, V/Alm Alexandre da Fonseca, que agradeceu a presença de todos e se referiu ao ano de 2012, um ano tranquilo para a revista, pese embora a borrasca em que se encontra mergulhada a sociedade portuguesa. A RM ultrapassou já os mil assinantes, que incluem algumas dezenas de estrangeiros, e é distribuída por todo o país, com predominância na zona do litoral e nos Açores e Madeira. Encontra-se ainda à venda em Lisboa, na loja do Museu de Marinha, na Casa J. Garraio e na Livraria Ferin, em Bruxelas, na Livraria Orfeu, e através da firma SONADI, em Angola.
Teve então lugar a cerimónia de entrega do Prémio literário “Revista de Marinha” ao autor do melhor artigo publicado na revista, no decurso do ano civil de 2012. O Senhor Almirante Vieira Matias, Presidente do Júri, proferiu palavras de grande simpatia para com a revista e seus autores e colaboradores, e em seguida, referiu-se aos trabalhos do processo de selecção, dificultado pela grande qualidade da maioria dos artigos. Assinalou que foi deliberado atribuir o prémio ao texto “O panorama da Ásia Oriental em transformação”, de que foi autor o Dr. Tiago Alexandre Maurício, e ainda duas menções honrosas, ao artigo “Construção e Reparação Naval – Uma Indústria que deve ser mantida (parte II)”, do C/Alm Vitor Gonçalves de Brito e ao conjunto de crónicas “Despacho 100”, assinadas por Luís Miguel Correia. O prémio consistiu na bela aguarela “Alma do Tejo”, uma tradicional canoa do Tejo navegando à vela, pintada por Fernando Lemos Gomes, presente na sala e saudado pelos presentes com uma calorosa salva de palmas. Contudo, em virtude de o Dr. Tiago Maurício ser presentemente bolseiro na Universidade de Kyoto, Japão, não foi possivel materializar na ocasião a entrega do prémio. Ao C/Alm Gonçalves de Brito e ao Sr. Luis Miguel Correia foram entregues pelo Alm. Vieira Matias, exemplares do livro “Fábrica das Naus”, editado pela Academia de Marinha. Em seguida, foi efectuado um sorteio de duas viagens de cruzeiro entre os assinantes da revista, cortesia das firmas MSC-Cruzeiros e DouroAzul, a cujas administrações muito agradecemos. Os nossos parabéns ao Dr. João Vasco Feitoria, de Angra do Heroísmo, Açores, e ao Dr. Pedro Vale Teixeira, do Porto, nossos estimados assinantes, respetivamente com os números 4769 e 4972, e os nossos votos de excelentes viagens! 
Por fim, procedeu-se à assinatura de um protocolo de colaboração entre a ENN-Editora Náutica Nacional, representada pelo V/Alm. Alexandre da Fonseca, e a Associação Nacional de Fuzileiros, representada pelo C.m.g. fz Francisco Lhano Preto, Presidente da sua Direcção. Nas palavras então proferidas foi patente o propósito de estabelecer uma colaboração profícua, com interesse e relevância para as duas entidades.
O evento terminou com a confraternização entre os cerca de 60 convidados, num cocktail cujo catering foi da responsabilidade dos serviços do Clube Militar Naval. Estiveram presentes membros do Conselho Editorial, do Júri do Prémio, Colaboradores, Anunciantes e Convidados, entre os quais, a Administradora do Porto de Lisboa, Dra. Andreia Ventura, o Director-Geral do IH, C/Alm Silva Ribeiro, o Administrador do Arsenal do Alfeite, C/Alm Cunha Salvado, o 2º Comandante Naval, C.m.g. Silvestre Correia, o Director da Revista da Armada, C/Alm Roque Martins, a Engª Helena Rocha, da Editora Diel, os membros do Júri, Cte. Ferreira da Silva, Engº Seixas da Fonseca e Ctes Rodrigues Pereira e Sardinha Monteiro, e representantes da AORN, Dr. Mário Baptista, da Confraria Marítima de Portugal, Cte. Joaquim Saltão e do IML- Instituto dos Mares da Lusofonia, Cte. Joaquim Villas-Boas e Arqto. Lobo de Vasconcellos. Estiveram ainda presentes muitos representantes de anunciantes, designadamente o Engº José Chaves, da ImtechMarine (ex-Radio Holland), o Engº Ferreira da Costa, da Rhode-Schwarz, o Dr. Magalhães Colaço, da ESRI, o Sr. Guilherme Taveira Pinto, da SONADI, o Sr. Adelino Cardoso, da Mútua dos Pescadores, e os Engº Miguel Morgado e Tiago Santos, da firma BureauVeritas / Rinave. Entre vários outros convidados e amigos, de registar ainda a presença do Engº Balcão Reis, Engº Ribeiro e Castro, Sec.- Ger. do FEEM, Dr Valadas Preto ,da Associação “Salvem o Surf”, Dr Castro Moreira, Com.te Leça da Veiga e sua mulher, Dr Muñoz de Oliveira, do Colégio Pedro Arrupe, e sr Rui Matos.

Texto da Rev. de Marinha e imagens de L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: