Wednesday, February 13, 2013

Navios portugueses do século XX: paquete ANGOLA

Continuando a divulgar as imagens de navios portugueses oriundas da Direcção da Marinha Mercante, esta fotografia do paquete ANGOLA (1948-1974) é muito curiosa, apresentando as linhas particularmente elegantes e modernas - para a época - deste quarto ANGOLA da velha Nacional. A chaminé mostra a faixa azul inicial, introduzida a partir de 1970, cor depois alargada aliás de forma feliz. O casco está sujo e de facto as nossas tripulações muitas vezes não primavam por manter os seus navios impecáveis... Acabou por ser mais um paquete desmantelado na Formosa na década de 1970. Olhando para ele agora, bem que podia ter sido convertido para cruzeiros.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

1 comment:

João Celorico said...

Caro Luis Miguel Correia,

creio que não se poderá assacar às tripulações o facto do mau aspecto exterior do navio. Creio, isso sim, que isto já fazia parte do desleixo que grassava, nesta época, por parte do armador. Penso que o casco não era, normalmente, pintado pelas tripulações, a não ser em alguns barcos mais pequenos. Esse trabalho, salvo raras excepções, requeria doca seca e isso só o armador podia programar. Pela parte que toca ao período de 1963/66, acima da borda falsa, havia uma manutenção permanente. No que respeita ao casco, não tive oportunidade de confirmar se a tripulação se ocuparia dele, porque por acaso o navio, compulsivamente, teve docagem com grande reparação, devido a acidente e, claro, teve pintura total do casco.

Cumprimentos,
João Celorico