Thursday, February 21, 2013

Paquetes madrugadores

Lisboa volta a receber navios de cruzeiros amanhã, dia 22 de Fevereiro dando continuidade a um inverno movimentado no que toca a navios de passageiros.
Os navios previstos, que atracarão em Santa Apolónia, são o SAGA SAPPHIRE, a aquisição mais recente da Saga Cruises e o AIDABELLA, um visitante regular nestes meses de estação baixa, nos seus cruzeiros com partida das Canárias e uma escapadela a Lisboa e Cádis de 10 em 10 dias.
Se ampliarem a segunda imagem, fazendo click sobre a mesma, podem ver as horas de chegada: O SAGA à 01H00 da manhã e o AIDA às 05H00. Claro que fotografias à chegada, nem pensar. Esperemos que o tempo seja favorável para as manobras de largada...
Estes horários de chegada impróprios fazem-me recordar os velhos tempos em que o porto de Lisboa fechava das 24 às 8 da manhã. 
Quem chegasse antes fundeava no rio e aguardava a visita e despacho de manhã... 
Claro que estas normas eram altamente contestadas por muitas razões. Eram muito apreciadas indirectamente pelos estivadores, que normalmente recebiam umas horas extra para despacharem o serviço de forma a que os navios não ficassem para o dia seguinte. 
A inversa também era verdadeira, armadores que não abrissem o coração a uma certa generosidade ficavam com os navios em Lisboa mais um dia com todos os custos associados e estas demoras. 
Isso no tempo do "fascismo" em que Lisboa quase vomitava navios e navegação. Com o último "tiro no porta-aviões" da actividade portuária, de  parte do Ministério da Economia em braço de ferro com a estiva, agora quase não temos navegação em Lisboa. Tudo lixado... Viva a desmaritimização!
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment