Tuesday, March 19, 2013

Livro MEMÓRIAS DO FUNCHAL


Título: MEMÓRIAS DO FUNCHAL - O Bilhete - Postal Ilustrado até à Primeira Metade do Século XX / Title: REMINISCENCES OF FUNCHAL - Illustrated Postcards up to the Mid 20th Century. Author: José Manuel Melim Mendes. Hardback, 280 pages, 210x297mm, 415 illustrations, English and Portuguese text. ISBN: 978-989-20-0931-5 Price: €60,00. Para encomendar / To order your copy email to LINERBOOKS@gmail.com

MEMÓRIAS DO FUNCHAL é um livro excelente sobre a bela cidade do Funchal, capital da ilha da Madeira e local de rara beleza e interesse histórico e cultural.

O livro conta-nos a história do Funchal através da colecção de postais ilustrados sobre a Madeira do Engenheiro José Manuel Melim Mendes e foi publicado para assinalar os 500 anos da cidade.

Estas memórias funchalenses são seguramente o mais bonito e bem concebido livro publicado com base numa colecção de postais ilustrados no decorrer dos últimos anos. A escolha dos postais foi criteriosa, o plano de livro é muito equilibrado e sensato, cada capítulos inclui um texto histórico muito informativo, bem escrito e correcto.

Sendo o Funchal uma grande cidade marítima e atlântica, não podiam faltar os navios e o mar neste livro e de facto esses elementos estão presentes e cumprem na perfeição a função de nos fazer viajar nesse Funchal de um passado não tão longínquo como as imagens fazem acreditar, cheio de magia.

De facto estas Memórias do Funchal trazem-nos à memória muitos dos navios que frequentaram a Baía do Funchal no período em apreciação, destacando a escolha do autor em termos de postais de navios na Madeira, editados pelas companhias armadoras, que são por si verdadeiras obras de arte.

Um livro a não perder...  Ver aqui

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment