Thursday, March 28, 2013

Uma belíssima história da Cunard Line e navios respectivos


CUNARD LINE - A Fleet History
Autor: Peter Newall
Edição de Ships in Focus Publications, Preston, 2012
ISBN 978-1-901703-24-5
Acabou de sair em Inglaterra o livro mais recente de Peter Newall, intitulado CUNARD LINE – A Fleet History e editado pela SHIPS IN FOCUS PUBLICATIONS.
Trata-se do trabalho mais completo e abrangente até agora dedicado à Cunard e aos seus mais de 300 navios desde o vapor UNICORN de 1840 ao actual QUEEN ELIZABETH de 2010. Ao contrário do que acontece com outros livros dedicados à companhia Cunard, normalmente centrados nos navios mais famosos do século XX, Peter Newall apresenta-nos um trabalho profundo e exaustivo que acaba por ser um historial da navegação transatlântica moderna, pois a Cunard Line, ou melhor The British and North American Royal Mail Steam Packet Company, como se denominava a companhia quando foi constituída a 23 de Julho de 1839, é uma das primeiras empresas de navegação formadas para operar no Atlântico Norte com navios a vapor, e a que mais sucesso teve, pois, passados 174 anos, continua a ser uma referência no mundo dos navios de passageiros, com a sua frota de QUEENs.
Mas a historia da Cunard – o nome actual só foi utilizado a partir de 1880 com a transformação da firma original na Cunard Steamship Co. Ltd., é muito mais que uma história de navios e navegação de passageiros. Até há poucas décadas a Cunard era uma transportadora de cargas importante, chegou à fase da contentorização com uma participação co-fundadora na Atlantic Container Lines, para além de agrupar diversas outras companhias como a Port Line ou a Brocklebank, e teve inclusive navios frigoríficos, petroleiros e graneleiros. Peter Newall apresenta uma história detalhada de todo este mundo fascinante feito de um passado diverso e glorioso até ao momento actual da companhia como parte do Grupo Carnival.
Peter Newall começa por apresentar a história da companhia, num texto de leitura compulsiva, informativo sem floreados. Segue-se a apresentação individual dos navios agrupados segundo as diversas épocas: primeiro os primeiros vapores de rodas de pás, depois os navios do serviço expresso, seguidos dos paquetes utilizados nas carreiras secundárias, passando por um capítulo com as unidades transferidas da White Star Line para a Cunard White Star Ltd., a 1 de Janeiro de 1934. De referir ainda os capítulos dedicados aos navios de cruzeiros recentes, a partir de 1971 com o CUNARD ADVENTURER, diversos capítulos dedicados ao serviços de carga nomeadamente as carreiras para o Mediterrâneo, etc...
CUNARD LINE é antes de mais a história dos navios que foram propriedade ou operados pela Cunard para terceiros, nomeadamente o Governo Britânico durante as guerras mundiais. Cada navio é apresentado com uma ficha técnica e histórica e as mais de 700 fotografias, muitas inéditas complementam esta obra prima enciclopédica. A maior parte das imagens pertencem à colecção Newall Dunn, mas contribuíram com imagens para este livro diversos fotógrafos de marinha internacionais, incluindo o português Luís Miguel Correia, com diversas das suas imagens de paquetes da Cunard, com destaque para uma a toda a mancha da página 2, com o QUEEN ELIZABETH 2 no Tejo.
Nenhuma outra companhia de navegação ou cruzeiros tem tantos livros publicados como a Cunard. Muitos são excelentes, outros nem tanto, enquadram-se em abordagens mais oportunistas de criadores de textos a metro, muitas vezes apoiados pela própria Cunard e seus gurus de marketing, imagem e tretas do costume. O trabalho do meu Amigo Peter Newall prima pela grande qualidade e isenção. Se não se tivesse revestido de uma edição independente não teria a qualidade e interesse que nos proporciona a sua leitura e consulta, pois é essencialmente um livro de consulta enciclopédico. Valha-nos isso neste mundo de aparências.
CUNARD LINE – A Fleet History é um livro verdadeiramente indispensável, tanto para os estudiosos mais sérios sobre a história marítima contemporânea, como para os entusiastas de navios para quem o nome CUNARD é sinónimo de magia.
O livro pode ser adquirido em Portugal na Livraria dos Navios e do Mar

(http://shipsandtheseabookshop.blogspot.pt/ao preço de € 49,50.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

1 comment:

Berto Garcia said...

Sin duda sera un buen libro para conocer la historia de esta gran compañia Saludos desde Las Palmas